A “oximorização” das fronteiras: ser e estar nelas

Autores

  • Roberto Mauro da Silva Fernandes Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Homem-fronteira. “Oximorização”. O imigrante. Ser e estar. Fronteira.

Resumo

Pensar a fronteira como um mundo de abstrações que se materializam a partir do ser que enseja tais materializações é também identificá-la como sendo transcendental, absolutamente imaterial, e possibilitadora de um sistema que parte das abordagens e da vivência do indivíduo. Dessa forma, utilizaremos a figura do imigrante e do migrante em geral, para proporcionarmos uma discussão a respeito das aproximações, das interações, e dos contatos fronteiriços inerentes aos municípios de Corumbá/MS e Ladário/MS, inseridos na “zona de fronteira” do Brasil com a Bolívia. Tentaremos demonstrar que a fronteira possui o poder de subverter as caracterizações oficiais do Estado, a partir das relações que o ser humano tem o dom de estabelecer mediante suas perspectivas empíricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Mauro da Silva Fernandes, Universidade Federal da Grande Dourados

Roberto Mauro,nascido em Corumbá/MS,graduado em história pela UFMS-Campus do Pantanal, e atualmente é aluno regular do programa de mestrado em geografia da Universidade Federal da Grande Dourados.

Downloads

Publicado

2012-06-21

Como Citar

Fernandes, R. M. da S. (2012). A “oximorização” das fronteiras: ser e estar nelas. ENTRE-LUGAR, 3(5), 87–102. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/2442

Edição

Seção

Artigos