A dinâmica de uso da terra em Terras Indígenas e Unidades de Conservação na fronteira de Antônio João-MS e Paraguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rel.v14i27.16382

Palavras-chave:

Fronteira. Povos indígenas. Uso e ocupação das terras. Commodities

Resumo

A faixa de fronteira do estado de Mato Grosso do Sul com Paraguai é marcada, por um lado, por uma dinâmica fluída e porosa no que concerne às relações comerciais entre as localidades e, de outro, pela rigidez e dureza, demonstrada, por exemplo, na apropriação para o uso da terra. A ocupação desta fronteira não é exclusivamente territorial, é sucessivamente temporal, depende dos atores sociais públicos e privados, que a constroem, elaboram e dão condições para existência das dinâmicas que nela se estabelecem. Neste contexto, é possível observar que a expansão espacial econômica, sobretudo para atividade agrícola e de pecuária, atrai capital para a mudança de uso da terra, intensificando a pressão sobre áreas mais vulneráveis, como é o caso das Terras Indígenas (TIs) e Unidades de Conservação (UCs).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Silva Ferreira, Universidade Federal da Grande Dourados

Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/FCBA). Mestreem Geografia - Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados(UFGD/PPGG). Doutora em Geografia - Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federalda Grande Dourados (UFGD/PPGG).
Atua como professora e pesquisadora na temática ambientalrelacionada a análise espacial e modelagem ambiental em Sistemas de Informação Geográfica (SIG)

Referências

ALBUQUERQUE, J. L. C. A dinâmica das fronteiras: os brasiguaios na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. São Paulo: Annablume, 2010.

BATISTA, L. C. Brasiguaios na fronteira: caminhos e lutas por liberdade e pela resistência camponesa. Campo Grande: Editora UFMS, 2013.

BECKER, B. K. Amazônia: geopolítica na virada do III milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

CORRÊA, L. S. História e fronteira: o sul de Mato Grosso 1820-1920. 2. ed. Campo Grande: Editora UFMS, 2012.

FERREIRA, P. S. Dinâmicas territoriais na fronteira de Mato Grosso do Sul/ Brasil e Paraguai: a produção da commodity soja para exportação e suas consequências socioambientais. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal da Grande Dourados, 2021.

FORMAN, R.T.T. Corridors in a landscape: their ecological structure and function. Ekológia (CSSR), v.2, n.4, p.375-387, 1983.

HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. 10. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2016.

NEWMAN, D.; PAASI, A. Fences and neighbours in the postmodern world: boundary narratives in political geography. Progress in Human Geography. v. 22, n. 2, p. 186–207., 1998.

MAPBIOMAS. Projeto MapBiomas – Coleção 4.0 da Série Anual de Mapas de Uso e Cobertura da Terra do Brasil. Disponível em: https://plataforma.brasil.mapbiomas.org/. Acesso em: 10 jan. 2021.

MATO GROSSO DO SUL. Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de Mato Grosso do Sul - segunda aproximação: elementos para construção da sustentabilidade do território sul-mato-grossense. Campo Grande, 2015.

RAFFESTIN, C. Por Uma Geografia do poder. Brasilia: Editora Ática, 1993.

WILCOX, R. Paraguayans and the making of the Brazilian far west, 1870-1935. The Americas, New York. v. 49, n. 4, p. 479–512., 1993.

Downloads

Publicado

2023-08-16

Como Citar

Ferreira, P. S., & Aparecido da Silva, C. (2023). A dinâmica de uso da terra em Terras Indígenas e Unidades de Conservação na fronteira de Antônio João-MS e Paraguai . ENTRE-LUGAR, 14(27), 132–145. https://doi.org/10.30612/rel.v14i27.16382

Edição

Seção

Seção Temática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)