A Geografia que se ensina nas escolas indígenas de Mato Grosso do Sul: desafios e práticas de resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rel.v14i27.16341

Palavras-chave:

Educação escolar indígena, Interculturalidade, Ensino de Geografia

Resumo

Neste artigo apresentamos algumas práticas dos professores de Geografia atuantes em escolas indígenas dos municípios de Dourados, Amambai e Caarapó no estado de Mato Grosso do Sul, no intuito de apontar possibilidades para efetivação da educação intercultural. A pesquisa da qual derivou este texto realizou-se a partir de contatos, visitas e entrevistas semiestruturadas com professores de Geografia atuantes nas escolas indígenas dos municípios pesquisados, o que nos possibilitou identificarmos como a interculturalidade se faz presente no cotidiano destas escolas. Guardadas suas particularidades, as práticas dos entrevistados demonstram aberturas e rasuras no ensino de Geografia instituído nos currículos das escolas indígenas. Tais práticas contribuem para a construção da interculturalidade, permitindo diálogos e trocas entre os conhecimentos geográficos institucionalizados e os saberes espaciais próprios dos povos indígenas.  

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Biografia do Autor

Solange Rodrigues da Silva , Universidade Federal do Amapá

Possui Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal da Grande Dourados UFGD (2010). Mestrado e Doutorado em Geografia pela mesma instituição. Tem experiência na área de Ensino de Geografia, tendo dedicado seus estudos desde o ano de 2010 ao Ensino de Geografia com comunidades indígenas, atuando principalmente com os seguintes temas: Ensino de Geografia na educação escolar indígena; contibuições da Geografia para educação ambiental em escolas indígenas; contribuições da Geografia para educação intercultural no contexto de escolas indígenas. Docente do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá- UNIFAP- Campus Binacional de Opiapoque.

Flaviana Gasparotti Nunes, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora do Curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

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Publicado

2023-08-16

Como Citar

Silva , S. R. da, & Nunes, F. G. (2023). A Geografia que se ensina nas escolas indígenas de Mato Grosso do Sul: desafios e práticas de resistência. ENTRE-LUGAR, 14(27), 208–228. https://doi.org/10.30612/rel.v14i27.16341

Edição

Seção

Seção Temática