Etnogeografia Terena: terra e território

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rel.v14i27.16320

Palavras-chave:

Terra Indígena, Poké’Poké’exa, Taunay/Ipegue, Língua Terena

Resumo

Este trabalho é resultado da pesquisa de campo de geografia Terena na Terra Indígena Taunay/Ipegue, localizada no município de Aquidauana/MS. Nesse caso, procuramos descrever a etnogeografia dos Terena da Terra Indígena, incluindo a questão de fronteiras na qual as divisas são delineadas por meio da natureza que está presente no território, tais como: árvores e córregos, que são referências de divisas entre as sete aldeias que compõem a reserva indígena. Para isso, o objetivo do presente artigo é propor o conceito de terra Poké’e e Poké’exa – território na concepção do povo Terena do Território Taunay/Ipegue. Para atingir os objetivos propostos, buscamos fazer consultas de obras de autores indígenas e não indígenas que tratam da questão da terra e do território, incluindo os valores espiritual, mítico, simbólico e cultural. Tivemos a colaboração de vários anciãos das sete aldeias que compõem o território, que ajudaram como orientadores de expedição, informantes, na língua terena, dos lugares importantes para a pesquisa. Finalmente, o conceito de terra Poké’e e Poké’exa – território atingiu êxito devido aos informantes serem falantes da língua terena, e isso foi importante para a pesquisa dos sufixos, dos prefixos e dos radicais das palavras usadas na língua Terena, para finalmente elucidar o significado de terra Poké’e e Poké’exa – território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Baltazar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992); Mestrado em Ciências Sociais (Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2022). Atualmente é professor efetivo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena - Campus de Aquidauana/MS. Pesquisador com ênfase na Língua Terena; geografia cultural; Território afetivo; Antropologia e Gestão Territorial.

Marcos Mondardo, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFGD. Doutor em Geografia pela UFF.

Celma Francelino Fialho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004) e mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2010). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Aquidauana-MS.

Referências

BALANDIER, Georges. O Dédalo - Para finalizar o século XX. Tradução Suzana Martins. Rio de Janeiro, Editora Bertrand. Brasil. 1999.

BRAND, Antônio. O confinamento e seu impacto sobre os Pãi/Kaiowá. 1993. Dissertação (Mestrado em História) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

BITTENCOURT. Circe Maria. LADEIRA. Maria Elisa. A História do Povo Terrena. Brasília: MEC, SEF, USP, 2000.

BONEMAISON, Joel. Viagem em torno do território. In: CORREA, Roberto Lobato e ROSENDAHL, Zeny (Orgs.). Geografia Cultural: um século. Rio de Janeiro. UERJ, 2002.

CHAMORRO, Graciela. Terra madura, yvy araguyje: fundamento da palavra guarani. Dourados, MS: Editora da UFGD, 2008.

ELOY AMADO, Luiz Henrique. Vukápanavo - o despertar do povo Terena para os seus direitos: movimento indígena e confronto político. Tese. (Doutorado em Antropologia). Museu Nacional. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. RJ. 2019.

ESCOBAR Arturo. Territorios de diferencia: la ontologia política de los “derehos al território”. Cadernis de antropologia Social. 2015.

GALLAIS, Dominique Tilkin. Terras Ocupadas? Territórios? Territorialidades? FANY, Ricardo. (Org.). Terras Indígenas & Unidades de Conservação. São Paulo. Instituto Socioambiental. 2004. p. 37-41.

KOPENAWA, Albert, Bruce, Davi. A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami; Tradução Beatriz Perrone-Moises. Prefácio de Eduardo Viveiros de Castro. 1ª Edição. São Paulo. Companhia de Letras. 2015.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. Bertrand Brasil. Rio de Janeiro. RJ. 2013.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. Do índio ao bugre. O processo de assimilação dos Terena. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.

RAMOS, Alcilda Rita. Sociedades Indígenas. Editora Ática. São Paulo. SP. 1986.

VIVEIROS DE CASTRO, E. Albert, Bruce. A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami; Tradução Beatriz Perrone-Moises. Prefácio de Eduardo Viveiros de Castro. 1ª Edição. São Paulo. Companhia de Letras. 2015.

Downloads

Publicado

2023-08-16

Como Citar

Baltazar, P., Mondardo, M., & Francelino Fialho, C. (2023). Etnogeografia Terena: terra e território. ENTRE-LUGAR, 14(27), 191–207. https://doi.org/10.30612/rel.v14i27.16320

Edição

Seção

Seção Temática