A escola e o território como sentido dos Territórios Etnoeducacionais – TEE: aspectos de conformismo e resistência no TEE Cone Sul (MS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rel.v14i27.16276

Palavras-chave:

Etnoterritório, Território, Geografia Indígena, Escola Indígena, Educação Escolar Indígena

Resumo

O texto apresenta como foi a criação dos etnoterritórios brasileiros dando ênfase ao etnoterritório Cone Sul/MS, onde vivem etnias Guarani e Kaiowá. Tem como objetivo descrever como essa política educacional atende às demandas dos povos originários em consonância com a Constituição Cidadã de 1988, bem como os movimentos contínuos de luta e resistência pela manutenção de uma educação escolar indígena diferenciada, intercultural e bilíngue. Constatamos que diante da realidade distinta das escolas nas diversas aldeias no etnoterritório Cone Sul, diante da conquista e dos avanços dessa política educacional, a luta pela conquista da total autonomia ainda encontra-se em construção.

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Biografia do Autor

Elâine da Silva Ladeia, Universidade Federal da Grande Dourados

Bióloga, Mestre em Agricultura Tropical, Doutoranda em Geografia, Docente do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UFGD; atua na àrea de Ensino de Ciências, Formação de Professores, Territorios e territorialidades indígenas .

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Publicado

2023-08-16

Como Citar

Ladeia, E. da S., & de Abreu, S. . (2023). A escola e o território como sentido dos Territórios Etnoeducacionais – TEE: aspectos de conformismo e resistência no TEE Cone Sul (MS) . ENTRE-LUGAR, 14(27), 229–260. https://doi.org/10.30612/rel.v14i27.16276

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Seção

Seção Temática