Estrutura e dinâmica de geossistemas locais numa área de exceção do semiárido brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rel.v13i25.15898

Palavras-chave:

Teoria dos Geossistemas. Cartografia de Paisagens. Geoformas. Unidades de Paisagens. Geoinformação.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo representar a dinâmica de geossistemas a partir da análise integrada de sítios (geoformas) e estados (uso e cobertura da terra), com base na aplicação dos princípios advindos da teoria dos geossistemas. Estudos como este permitem promover intervenções corretivas ou preventivas de conservação dos recursos naturais existentes, através do uso da geoinformação, como ferramentas de apoio em decisões na gestão ambiental. A área de estudo, consiste num trecho de 525ha no município de Triunfo (PE), área de excepcionalidade edafoclimática do semiárido pernambucano (Nordeste do Brasil). Para tanto, foi realizada uma interpretação integrada de imagens aéreas de alta resolução, de anos distintos, visando determinar mudanças no uso e cobertura da terra. Paralelamente, foram mapeados sítios paisagísticos, definidos pelas formas de relevo e materiais superficiais. Por fim, construiu-se um mapa de unidades de paisagem pela integração dos mapas de sítios e estados. Tais técnicas empregadas, revelaram-se procedimentos relativamente descomplicados e acessíveis para uma avaliação rápida das unidades de paisagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Felipe da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Atualmente colaborador no Grupo de Estudos do Quaternário do Nordeste Brasileiro e do Grupo de Pesquisa sobre Geossistemas e Paisagem.

Lucas Costa de Souza Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

Geógrafo (2008), Mestre (2010) e Doutor em Geografia (2013). É professor da Universidade Federal de Pernambuco desde 2016, estando vinculado ao Departamento de Ciências Geográficas. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (PROFGEO). Lidera o Grupo de Pesquisas Geografia de paisagens tropicais (PAISAGEO) e é vice-coordenador do Laboratório de pesquisa em dinâmicas de paisagens intertropicais (INTERTRÓPICOS). Atua ou atuou como professor nos cursos de graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciaturas), Geologia, Ciências Ambientais e Engenharia Cartográfica. É membro do pleno do Departamento, do Núcleo Docente Estruturante das licenciaturas e Coordenador de aulas de campo. Foi Professor do Colegiado de Geografia da Universidade de Pernambuco (Campus Petrolina) entre 2013-2016, quando liderou o Grupo de Pesquisa Paisagem e Patrimônio Natural e ajudou a criar o Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI). Também é colaborador do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Ararinha-azul. Tem interesse no estudo das paisagens tropicais semiáridas e coordena projeto de pesquisa sobre a Cartografia das paisagens do Domínio das Caatingas. Tem experiência no levantamento e cartografia de paisagens e suas aplicações, uso de geotecnologias para estudos do ambiente, educação geográfica e ambiental e teorias da Geografia Física.

Adalto Moreira Braz, Pesquisador Independente - Grupo de Pesquisa Geossistemas e Paisagem (PAISAGEO)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Geógrafo e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Integra os Grupos de Pesquisas (CNPq): Geossistemas e Paisagem (PAISAGEO/UFPE), Geoecologia e Paisagens do Cerrado (UFG) e Diretrizes de Gestão Ambiental com uso de Geotecnologias (DIGEAGEO/UFMS). Desenvolve pesquisas na área da Geografia Física, com ênfase em Geoinformação (Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, SIG), Cartografia, Paisagem, Geossistemas, Planejamento, Zoneamento e Turismo. Trabalhou na empresa Geopampa Engenharia, onde atuou na atualização da base cadastral de dados espaciais da Fibria Celulose e Papel. Obteve experiência no uso imagens aéreas (ortofotos) e imagens/dados proveniente de LIDAR. Foi Estagiário, Assistente Florestal e Analista SIG I na empresa Eldorado Brasil (2013 - 2015), no setor de SIG Florestal, onde atuou no cadastro, atualização e complementação do banco de dados espaciais, além de obter experiência na utilização de VANTs para o planejamento da silvicultura. Foi Professor Voluntário do curso de Bacharelado em Geografia da UFMS/CPTL (2015), Professor Substituto do curso de Licenciatura Plena em Geografia da UNEMAT/Cáceres (2016), Professor Contratado no curso de Agronomia da UNEMAT/Juara (2019) e Professor no MBA em Gestão Florestal (FOCUS/FBUNI). Prestou consultoria ambiental no desenvolvimento de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Estudo Ambiental Preliminar (EAP). Atuou como conteudista produzindo material didático para cursos graduação e pós-graduação. Realizou estágio de pesquisa no mestrado em SIG e Modelação Territorial aplicados ao Ordenamento da Universidade de Lisboa (ULisboa/IGOT), desenvolvendo pesquisa sobre Teoria dos Grafos e Geoprocessamento aplicado a análise de Redes, junto do GEOMODLAB (Laboratório de Deteção Remota, Análise e Modelação Geográfica). Foi Pesquisador Visitante (Jovens Investigadores) da Universidade de Coimbra (UC/DEPGEOTUR). Atualmente é Especialista de Geoprocessamento na empresa Eldorado Brasil, atuando no setor de SIG Florestal, com especialidade em geotecnologia e cadastro florestal, GIS Mobile para coleta de dados e índice espectral para qualidade da vegetação. Atua de forma independente em pesquisas acadêmicas (Pesquisador Independente), associado a Grupos de Pesquisas em três Universidades Brasileiras.

Riclaudio Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (Atual). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (Linha de Pesquisa: Dinâmica Ambiental) (2018). Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Alberto Carvalho (2016). Estudante no grupo de pesquisa Geossistemas e Paisagem - PAISAGEO, da Universidade Federal de Pernambuco. Estudante no Grupo de Pesquisa em Geomorfologia do Quaternário Continental e Modelagem Ambiental - QUACOMA, da Universidade Federal de Sergipe. Tem interesse na área de Geografia Física, atuando principalmente com ensino de geociências, cartografia de paisagem, geossistemas, geomorfologia, dinâmica ambiental, sensoriamento remoto e geoprocessamento. Usuário de informatica avançado, com curso em manutenção de hardwares e redes, e uso de softwares.

Referências

ANDERSON P. S.; RIBEIRO, A. J.; VINK, A. P. A.; VERSTAPPEN, H. Th.; BOON, D. A.; SALIBA, Alcyone V. R. Fundamentos para Fotointerpretação. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Cartografia, 1982.

ARAUJO FILHO, J. C.; BURGOS, N.; LOPES, O. F.; SILVA, F. H. B. B.; MEDEIROS, L. A. R.; MELO FILHO, H. F. R.; PARAHYBA, R. B. V.; CAVALCANTI, A. C.; OLIVEIRA NETO, M. B.; SILVA, F. B. R.; LEITE, A. P.; SANTOS, J. C. P.; SOUSA NETO, N. C.; SILVA, A. B.; LUZ, L. R. Q. P.; LIMA, P. C.; REIS, R. M. G.; BARROS, A. H. C. Levantamento de reconhecimento de baixa e média intensidade dos solos do Estado de Pernambuco. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2000. 378 p. il. color. (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa, 11).

BERTRAND, G.. Paisagem e geografia física global: Esboço metodológico. Caderno de Ciências da Terra, São Paulo - SP, v. 13, p.1-27, 1971.

BERTRAND, C.; BERTRAND, G.; REYNAUD, J. Le Sidobre (Tarn). Esquisse d’une monographie. Révue Géographique des Pyrénées et du Sud-Ouest, Toulouse, v. 49, n. 2, p. 259-314, avr. 1978.

BRAZ, A. M. Zoneamento turístico das paisagens para o município de Mineiros (GO), Brasil. 2020. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Jataí, 2020.

CAVALCANTI, L. C. S. Cartografia de paisagens: fundamentos. São Paulo: Oficina de Textos, 2014. p. 96.

CAVALCANTI, L. C. S. Da descrição de áreas à Teoria dos Geossistemas: uma abordagem epistemológica sobre sínteses naturalistas. 2013. 218 f. Tese (Doutorado em Geografia) do Programa de Pós-Graduação em Geografia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, 2013.

CAVALCANTI, L. C. S.; LIRA, D. R.; CORRÊA, A. C. B. Tipologia de Geoformas para a Cartografia de Detalhe no Semiárido Brasileiro. In: XI Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2016, Maringá - PR. Anais... Maringá: UGB, 2016. p. 1 – 8. Disponível em: <http://www.sinageo.org.br/2016/trabalhos/5/5-5-124.html>. Acesso em: 15 nov. 2017.

CAVALCANTI, L. C. S.; SANTOS, K. P.; SANTOS, D. S. S. estrutura, funcionamento e uso de geossistemas locais no semiárido Brasileiro. Boletim de Geografia, Maringá, v. 37, n. 2, p. 218-234, 17 abr. 2020. http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v37i2.38222.

CAVALCANTI, L. C. S; SANTOS, L. S.; CORRÊA, A. C. B; ARAÚJO FILHO, J. C. TÉCNICAS DE CAMPO PARA DESCRIÇÃO DE GEOSSISTEMAS: reconhecimento expedito na borda oeste do maciço residual de poço das trincheiras, alagoas. Geoambiente On-Line, [S.L.], n. 15, p. 01, 16 ago. 2013. Universidade Federal de Goiás. http://dx.doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i15.26011. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i15.26011. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/geoambiente/article/view/26011>. Acesso em: 4 jun. 2022.

CHÁVEZ, E. S.; RODRÍGUEZ, J. M. M.; CAVALCANTI, L. C. S.; BRAZ, A. M. Cartografía de los paisajes: teoría y aplicación. Physis Terrae - Revista Ibero-Afro-Americana de Geografia Física e Ambiente, Braga, v. 1, n. 1, p. 7-29, 22 out. 2019. http://dx.doi.org/10.21814/physisterrae.402.

CHRISTOFOLETTI, A. Modelagem de Sistemas Ambientais. São Paulo - SP: Edgard Blücher LTDA, 1999.

CORRÊA, A. C. B. Dinâmica geomorfológica dos compartimentos elevados do Planalto da Borborema, Nordeste do Brasil. 2001. 386 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2001.

CORRÊA, A. C. B. Aspectos Fisiográficos do Maciço da Serra da Baixa Verde, Triunfo-PE. 1995. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia Bacharelado, Departamento de Ciências Geográficas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1995.

CORRÊA, A. C. B. Mapeamento Geomorfológico de Detalhe do Maciço da Serra da Baixa Verde: estudo da relação entre a distribuição dos sistemas geoambientais e a compartimentação geomorfológica. 1997. 182 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Geografia, Departamento de Ciências Geográficas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1997.

CORRÊA, A. C. B.; TAVARES, B. A. C.; LIRA, D. R.; MUTZENBERG, D. S.; CAVALCANTI, L. C. S. The Semi-arid Domain of the Northeast of Brazil. The Physical Geography of Brazil, [S.L.], p. 119-150, 2019. Springer International Publishing. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-04333-9_7.

CORRÊA, A. C. B.; TAVARES, B. A. C.; MONTEIRO, K. A.; CAVALCANTI, L. C. S.; LIRA, D. R. Megageomorfologia e Morfoestrutura do Planalto da Borborema. Revista do Instituto Geológico, [S.L.], v. 31, n. 1-2, p. 35-52, 2010. Instituto Geologico. http://dx.doi.org/10.5935/0100-929x.20100003.

DINIZ, M. T. M.; OLIVEIRA, G. P.; MEDEIROS, D. B. S. Proposta de classificação das paisagens integradas. Revista de Geociências do Nordeste, Seridó - RN, v. 1, n. 1, p.50-65, 30 jun. 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/8417>. Acesso em: 18 fev. 2019.

EMBRAPA. Sistema brasileiro de classificação de solos. 2. ed. Rio de Janeiro: EMBRAPA/CNPS, 2006.

IBGE. Manual técnico da vegetação brasileira. 2º. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.

IBGE. Manual técnico de geomorfologia. 2º. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2009.

IBGE. Manual técnico de uso da terra. 3º. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2013.

IBGE. Manual técnico de pedologia. 2º. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2007.

ISACHENKO, G. A. long-term conditions of taiga landscapes of European Russia. In: DYAKONOV, Kirill N. et al. Landscape analysis for sustainable development: Theory and applications of landscape science in Russia. Moscow: Alex Publishers, 2007. p. 144-155.

ISACHENKO, G. A. Métodos de investigação da paisagem em campo e cartografia geoecológica. São Petersburgo: Universidade Estatal de São Petersburgo. 1998. 112p. em russo.

ISACHENKO, G. A. Principles of landscape science and physical geographic regionalization. Melbourne: Melbourne University Press, 1973.

ISACHENKO, G.A.; REZNIKOV, A.I. Landscape dynamics of northwest Taiga of European Russia. São Petersburgo: Universidade Estatal de São Petersburgo. 1996. em russo.

LUZ, R. M. N.; JULIÀ, J.; NASCIMENTO, A. F. Crustal structure of the eastern Borborema Province, NE Brazil, from the joint inversion of receiver functions and surface wave dispersion: Implications for plateau uplift. Journal of Geophysical Research: Solid Earth. 120. 2015. p.3848–3869.

MCCONNELL, W. & MORAN, E. Meeting in the middle: the challenge of mesolevel integration. LUCC Report Series, n. 4. 2000.

MENDONÇA, F.; VENTURI, L. A. B. Geografia e Metodologia Científica: da problemática geral às especificidades da geografia física. Geosul: Edição Especial, Florianópolis, v. 13, n. 25, p. 63-70, 1998. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

NEVES, C. E. Geossistema e Geografia Soviética: os legados teórico-metodológicos e a importância dos institutos e estações experimentais de pesquisa. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 15., 2016, Florianópolis. Anais.... Florianópolis: UFSC, 2016. p. 1-18.

PERNAMBUCO. Governo do Estado de Pernambuco. Secretária de Desenvolvimento Econômico (Org.). Programa Pernambuco Tridimensional: PE3D. 2014. TI da ESTEIO ENGENHARIA E AEROLEVANTAMENTOS S/A. Disponível em: <http://www.pe3d.pe.gov.br/>. Acesso em: 28 nov. 2017.

QGIS (software GIS). Versão 3.14. QGIS Geographic Information System. Open Source Geospatial Foundation Project. QGIS Association Disponível em: < https://qgis.org/pt_BR/site/>.

SANTOS, R. D.; SANTOS, H. G.; KER, J. C.; ANJOS, L. H. C.; SHIMIZU, S. H. Manual de descrição e coleta de solo no campo. 7º. ed.. Viçosa: SBCS, 2015.

SEMENOV, Yu. M.; SNYTKO, Valerian. A. The 50th anniversary of the appearance of V. B. Sochava’s first article on the geosystem. Geography And Natural Resources, Irkutsk, v. 34, n. 3, p. 197-200, jul. 2013. http://dx.doi.org/10.1134/s1875372813030013.

SILVA, A. F. Estrutura e dinâmica de geossistemas locais no município de Triunfo-PE. Trabalho de conclusão de curso (Geografia). Recife: UFPE, 2018. 55p.

SIMÕES NETO, F.L.; JULIÀ, J.; SCHIMMEL, M. Upper-mantle structure of the Borborema Province, NE Brazil, from P-wave tomography: implications for rheology and volcanism. Geophysical Journal International. 216. 2019. p.231-250.

SOCHAVA, V. B. Introdução à teoria dos geossistemas. Novosibirsk: Nauka, 1978. (Em russo).

SOUZA, R. V. C. C. Caracterização de solos em uma topoclimossequência no maciço de Triunfo - Sertão de Pernambuco. 2009. 81 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Pós-Graduação em Ciência do Solo, Departamento de Agronomia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2009.

TAVARES, B. A. C. Evolução Morfotectônica dos Pedimentos Embutidos no Planalto da Borborema. 2015. 252 f. Tese (Doutorado) - Curso de Geografia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.

TRICART, Jean. Ecodinâmica. Rio de Janeiro: IBGE/SUPREN, 1977. 97 p.

YEFREMOV, Yu. K. The concept of landscape and landscapes of different orders, Soviet Geography, Manchester, vol. 2, n. 10, p. 32-43, 1961.

Downloads

Publicado

2022-06-29

Como Citar

Silva, A. F. da, Cavalcanti, L. C. de S., Braz, A. M. ., & Santos, R. S. (2022). Estrutura e dinâmica de geossistemas locais numa área de exceção do semiárido brasileiro . ENTRE-LUGAR, 13(25), 217–239. https://doi.org/10.30612/rel.v13i25.15898

Edição

Seção

Seção Temática