A implementação do novo currículo de Teresina no componente de Geografia e seus impactos na prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rel.v14i27.15113

Palavras-chave:

Currículo Escolar, Ensino de Geografia, Prática Docente, Impactos, Teresina

Resumo

O presente trabalho baseia-se nas novas percepções sobre o Ensino de Geografia e suas expectativas de aprendizagem dentro das Diretrizes Curriculares do Município de Teresina. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os impactos da implementação do novo Currículo de Teresina na área da Geografia escolar desse município. Para tanto, foi preciso verificar como os gestores escolares estão orientando os professores sobre o novo Currículo de Teresina, no componente da Geografia. A metodologia aplicada constituiu-se em levantamento bibliográfico, análise documental a respeito da construção curricular e aplicação de questionários com a finalidade de entender as interferências do novo currículo sobre as ações do professor de Geografia. Os resultados mostram que os professores têm o conhecimento da existência do Currículo de Teresina e da possibilidade de uso para alinhar suas ações em sala de aula. Por fim, espera-se que esta pesquisa contribua para um novo olhar sobre esse tema.

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Biografia do Autor

Danielly Borges de Sousa, Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí

Sara Raquel Cardoso Teixeira de Sousa, UFPI

UFPI

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Publicado

2023-08-16

Como Citar

Sousa, D. B. de, Sousa, S. R. C. T. de, Medeiros, T. C., & Bispo, C. de O. (2023). A implementação do novo currículo de Teresina no componente de Geografia e seus impactos na prática docente. ENTRE-LUGAR, 14(27), 110–130. https://doi.org/10.30612/rel.v14i27.15113

Edição

Seção

Artigos