O ensino de Geografia em Escolas do Campo em Dourados (MS), o olhar dos professores de Geografia, discurso e pratica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rel.v13i25.14805

Palavras-chave:

Professores de Geografia - Educação do Campo – Discurso, Teoria e Prática.

Resumo

Este artigo é parte da pesquisa de dissertação do mestrado que me proporcionou uma análise das chamadas Escolas do/no Campo que foram instaladas no Estado do Mato Grosso do Sul, fundamentalmente nos municípios de Dourados, a partir de 2011. Buscamos identificar como o ensino de geografia se desenvolve no interior dessas escolas. Para isso foi preciso analisar o modo como a geografia, enquanto disciplina do currículo escolar, vem sendo pensada e trabalhada, sob a perspectiva dos professores e gestores escolares. Nesse sentido, embora sejam todas escolas do campo, verificamos que em sua maioria são ainda escolas no campo. Aspectos, contudo, que não desqualificam a existência dessas escolas, nem mesmo o trabalho dos professores de geografia que nela trabalham; antes pelo contrário, reforçam a necessidade de pesquisas e diálogos visando caminhar para construção de uma escola do campo e de uma geografia para as escolas do campo, sob a perspectiva da valorização do modo de viver campesino e não do lucro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Silvana de. Uma análise da noção de espaço e sociedade do professor de Geografia de 1º grau: formação, discurso e prática. Campo Grande: UFMS,1983. (Dissertação de mestrado).

ALMEIDA, C. S. O Ensino da Geografia na Educação do/no Campo: Teorias e Práticas. Monografia apresentada no Curso de Geografia – UFGD (2017) para obtenção do grau de licenciatura em Geografia.

CAMACHO, Rodrigo Simão. A Geografia no contexto da Educação do campo: Construindo o conhecimento geográfico com os movimentos camponeses. Revista

Percurso – NEMO, Maringá, v. 3, n. 2, 2011.

COSTA, Cláudia Lúcia da, e SANTOS, Rosselvelt José dos. Ensino de Geografia no Campo: A importância do lugar no processo de ensino – Aprendizagem. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA – ENPEG, 2009, Porto Alegre, Rio Grande do Sul: Liber, 2009.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 2011.

SANDES, André Barreto e COSTA, João Marcio Resende. Ensino da Geografia em escolas do campo. In: I SIMPÓSIO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA E XI SEMANA DE GEOGRAFIA DA UESB, 2013, Vitória da Conquista. Bahia: Liber, 2013.

VESENTINI, José Willian. Para uma geografia crítica na escola. São Paulo: Ática, 1992.

Downloads

Publicado

2022-06-29

Como Citar

Almeida, C. S. ., & Abreu, S. de . (2022). O ensino de Geografia em Escolas do Campo em Dourados (MS), o olhar dos professores de Geografia, discurso e pratica. ENTRE-LUGAR, 13(25), 88–116. https://doi.org/10.30612/rel.v13i25.14805

Edição

Seção

Artigos