Globalização, turismo e apropriação da natureza: um olhar geográfico sobre a produção do espaço turístico em Marracuene/Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/el.v12i23.14804

Palavras-chave:

Turismo. Apropriação da natureza. Marracuene. Praia de Macaneta.

Resumo

 O presente artigo analisa o processo de produção do espaço turístico no distrito de Marracuene em Moçambique. Foi possível constatar que as relações estabelecidas no processo de produção do espaço turístico em Marracuene são múltiplas e algumas delas, estão inseridas nas dinâmicas da globalização, e inclusive, na sociedade de consumo. O espaço turístico de Marracuene está sendo produzido com a finalidade de proporcionar momentos de lazer aos turistas estrangeiros. Posto isso, identificamos que o turismo praticado em Marracuene, está inserido na dinâmica global de acumulação do capital, pois notamos a presença de uma infinidade de referenciais culturais e características próprias que se tornam evidentes na relação com o Outro. No que tange a metodologia utilizada para o levantamento de dados está pautada na oralidade e na observação de uma pequena vivência em Marracuene, que nos proporcionou identificar os múltiplos referenciais presentes nas atividades que são desenvolvidas no distrito, pois a todo momento, a população local se depara com a figura do outro, ou seja, com os turistas estrangeiros que possuem referenciais identitários distintos. Neste local, nota-se, igualmente, a negação do território aos povos nativos pelo capital turístico em expansão. Este tipo turismo praticado em Marracuene, pouco beneficia as populações locais, pois além de serem inibidas a usufruir a beleza natural aí existente, são igualmente, excluídas pela economia gerada por esta atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karoline Batista Gonçalves, UFGD

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Tradução: Marcus Penchel. Editora: Zahar, 1999.

BARROS, Maria Cristina Lanza de & CATSOSSA, Lucas Atanásio. A fronteira Brasil (Foz de Iguaçú –PR) – Paraguai (Ciudad de Leste): em foco o espetáculo e o consumo “na” e “da” fronteira. In: Anais do XVII Congresso Internacional FoMerco (Fórum Universitário Mercosul): América Latina: Resgatar a Democracia, Repensa a Integração. Foz de Iguaçú/PR, 25 a 27 de Setembro de 2019.

BECK, Ulrick. Sociedade do risco: rumo a uma outra modernidade. Tradução: Sebastião Nascimento. 1ª edição; Editora: 34, São Paulo, 2010.

BRUNA, Natacha. Ambiente como novo veículo de usurpação de recursos em Moçambique: enfoque nos reassentamentos. In: Destaque Rural N° 83. Observatório do Meio Rural – OMR, Maputo, 2020.

CATSOSSA, Lucas Atanásio. Disputas territoriais entre o campesinato e o agronegócio no Corredor de Nacala em Moçambique. Tese (Doutorado em Geografia), UFGD, Dourados-MS, 2020.

CATSOSSA, Mavuto Atanásio. Exploração Florestal na Zona Tampão do Parque Nacional de Mágoè: Estudo de Caso localidade de Nhabando, Distrito de Cahora Bassa. Dissertação (Mestrado em Gestão Ambiental), UniPúnguè, Tete, 2019.

COSTA, Everaldo Batista da. A concretude do fenômeno turismo e as cidades-patrimônio-mercadorias: uma abordagem geográfica. Editora: Livre Expresso, Rio de Janeiro, 2010.

DAVIS, Mike. A crise do coronavírus é um monstro alimentado pelo capitalismo. In: DAVIS, Mike et al (Orgs). Coronavírus e a luta de classes. Editora: Terra sem Amos, p. 5-12. Brasil, 2020.

DEDORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Editora: Contraposto, Rio de Janeiro, 2003.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Entrando nos Territórios do Território. In: PAULINO, Eliane Tomiasi & FABRINI, João Edmilson (orgs). Campesinato e territórios em disputas, 1ª edição, Editora Expressão Popular, p. 273-301, São Paulo, 2008.

GONÇALVES, K. B. Pantanal Transfronteiriço (Bolívia- Brasil- Paraguai) e as Áreas Protegidas: Da produção de territórios as iniciativas de conservação. Tese de Doutorado (Doutorado em Geografia), UFGD, Dourados- MS, 2019.

HARVEY . A loucura da razão econômica: Marx e o capital no século XXI. Tradução: Artur Renzo. 1ª edição; Editora: Boitempo, São Paulo, 2018.

HARVEY, David. Política anticapitalista em tempos de COVID-19. In: DAVIS, Mike et al., (Orgs). Coronavírus e a luta de classes. Editora: Terra sem Amos, p. 13-23, Brasil, 2020.

INE. Estatísticas do turismo 2016-2018. Maputo, 2018.

MOÇAMBIQUE. Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo em Moçambique (2016-2025). Maputo, 2015.

MOÇAMBIQUE. Direito do Uso e Aproveitamento de Terra. 2016. Portal do Governo de Moçambique. Disponível em: http://www.portaldogoverno.gov.mz/por/Cidadao/Informacao/Direito-do-Uso-e Aproveitamento-de-Terra. Acesso em: 11 de nov. de 2016 às 18h24min.

MORETTI, Edvaldo César. Turismo em assentamentos rurais e unidades de conservação: desobedecer, desordenar e desinventar as geografias em movimento. In: THOMAZ, Rosangêla Custódio Cortez; MARIANI, Milton Augusto Pasquotto & MORETTI, Edvaldo César (Orgs). O Turismo rural e as territorialidades do campo e da cidade. Editora: UFMS, p. 11-31; Campo Grande, MS, 2012.

MULHAÍSSE, Raimundo Alberto. Sobreposição territorial: área de conservação total e terras comunitárias na Serra da Gorongosa em Moçambique. In: Revista Geouerj - Dossiê: Olhares Geográficos sobre Moçambique, n. 37, p. 1-33, 2020.

O PAÍS. Receitas no turismo reduziram mais de 90% devido à COVID-19. 2020. Disponível em: http://opais.sapo.mz/receitas-no-turismo-reduziram-mais-de-90-devido-a-covid19. Acesso: 19/09/2020.

OLIVEIRA, Ana Maria Soares de. Relação Homem/ Natureza no modo de produção capitalista. Scripta Nova Revista Eletrónica de Geografía y ciências Sociales. Universidade de Barcelona. Vol. VI, núm 119 (18), 1 de agosto de 2002. Disponível em: <http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn119-18.htm#1>. Acesso em 17 de jun. de 2019.

SANTOS, Milton. O dinheiro e território. In: SANTOS, Milton & BECKER, Bertha. K. (Orgs). Território, territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial. 3ª edição, Editora Lamparina, Rio de Janeiro, 2011.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 23ª edição; Editora: Record, São Paulo, 2013.

SILVEIRA, Maria Laura. Da feitchização dos lugares a produção local do turismo. In: RODRIGUES, Adyr Balastreri (Orgs). Turismo, Modernidade e Globalização. Editora: Hucitec, p. 36-45, Sao Paulo, 1997.

Downloads

Publicado

2021-07-22

Como Citar

Catsossa, L. A., & Gonçalves, K. B. (2021). Globalização, turismo e apropriação da natureza: um olhar geográfico sobre a produção do espaço turístico em Marracuene/Moçambique. ENTRE-LUGAR, 12(23), 273–309. https://doi.org/10.30612/el.v12i23.14804

Edição

Seção

Seção Temática