Lugar e paisagem em espaços urbanos do/no processo de globalização

Mauro Emilio Costa Silva

Resumo


As empresas transnacionais e nacionais, sob a luz do capitalismo, instaladas especialmente em bairros centrais da cidade de Belém-PA, estariam complementando a metrópole de equipamentos urbanos com novas paisagens padronizadas pelas empresas de fast food, fortalecendo o cosmopolitismo concernente a todas as grandes metrópoles brasileiras e mundiais, ou trazendo efeitos negativos para os moradores e trabalhadores do circuito inferior da economia, residentes em bairros centrais; como a mudança do espaço urbano, a provável transmutação destes lugares para não lugares, reforçado pelas mudanças paisagísticas, aponta continuamente para o capitalismo como vetor de mudanças na morfologia e, conseqüentemente, das relações sócio-cuturais no espaço.

Palavras-chave


Lugar. Paisagem. Metrópole. Bairro.

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.