Uma análise das primeiras experiências de gestão em bacias hidrográficas na Amazônia

Autores

  • Carlos Alexandre Bordalo Universidade Federal do Pará
  • Francisco Emerson Vale Costa

Palavras-chave:

Amazônia. Recursos Hídricos. Bacia Hidrográfica. Gestão de Bacia Hidrográfica e Comitê de Bacia Hidrográfica.

Resumo

O presente artigo versa sobre uma analise das primeiras experiências de gestão em bacias hidrográficas na Amazônia, como o caso, das bacias hidrográficas dos Igarapés Água Preta e Murutucum, consideradas estratégicas quanto ao abastecimento de água potável à população localizados na Região Metropolitana de Belém – Pará e a do Rio Tarumâ – Açu, localizado na Região Metropolitana de Manaus – Amazonas, que se destaca, por nela ter sido criado o primeiro Comitê de Bacia Hidrográfica na Amazônia. Para tanto, buscou-se uma breve revisão teoria a cerca das deferentes concepções e modelos de gestão de bacias hidrográficas, que a destacam como uma unidade física e territorial fundamental para gestão dos recursos hídricos, corroborado pela Lei Federal nº 9.433/97 que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídrico e pelas leis estaduais, que dispõe sobre as Políticas Estaduais de Recursos Hídricos e instituíram o Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos no país. E a identificação e acompanhamento das ações político-administrativas implementadas pelos governos dos estados do Pará e Amazonas, referentes ao uso da bacia hidrográfica como unidade de planejamento e gestão dos recursos hídricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alexandre Bordalo, Universidade Federal do Pará

Prof Dr da Faculdade de Geografia e Cartografia - FGC e do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO da Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2012-06-21

Como Citar

Bordalo, C. A., & Costa, F. E. V. (2012). Uma análise das primeiras experiências de gestão em bacias hidrográficas na Amazônia. ENTRE-LUGAR, 3(5), 103–115. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/1128

Edição

Seção

Artigos