Fragmentação urbana, (re)produção da cidade e evolução da mobilidade em Irati-PR: uma análise pelo transporte público

Autores

  • Roberto França Silva Junior Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
  • Gilmar José Rutkovski UNICENTRO

Palavras-chave:

Circulação. Mobilidade. Transporte público. Produção do espaço.

Resumo

A apropriação dos espaços e o avanço da urbanização colaboram para o surgimento de espaços urbanos que se diferenciam por causa do seu desenvolvimento e localização. A localização dos bairros de uma cidade é responsável pela valorização dos terrenos e pela eficiência das infraestruturas materializadas no espaço, já que as áreas centrais possuem melhores condições em relação às áreas periféricas. Nesse viés, a localização dos bairros é fator decisivo para a mobilidade da população, pois a acessibilidade do bairro interfere nos deslocamentos dos indivíduos. Diante disso, buscou-se na análise do transporte público da cidade de Irati, compreender a seletividade que a rede de transporte impõe ao espaço urbano e como se efetiva a mobilidade da população em bairros periféricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto França Silva Junior, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente) e Professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro, campus de Irati-PR). Professor credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unicentro, ministrando a disciplina "Espaço e Circulação". Discute os seguintes temas: Geografia Econômica desde o espaço urbano até o espaço mundial; circulação de mercadorias, pessoas e informações; a circulação na história do pensamento geográfico; a circulação na perspectiva (geo)política e o uso do território pelos agentes movimentadores de mercadorias.

Downloads

Publicado

2011-12-13

Como Citar

Silva Junior, R. F., & Rutkovski, G. J. (2011). Fragmentação urbana, (re)produção da cidade e evolução da mobilidade em Irati-PR: uma análise pelo transporte público. ENTRE-LUGAR, 2(4), 17–38. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/1058

Edição

Seção

Artigos