Difusão do agronegócio e as dinâmicas territoriais no cerrado, Vale do Javaés - Tocantins

Autores

  • Marciléia Oliveira Bispo Universidade Federal de Goiás
  • Sandra de Fátima Oliveira Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Território. Agronegócio. Cerrado. Vale do Javaé.

Resumo

O monocultivo de exportação, conhecido como agribusiness, ou o agronegócio, é voltado exclusivamente para a produção de mercadorias constituindo o modo de produção da agricultura capitalista. Assim principal objetivo deste artigo, é apresentar os elementos que influenciam na dinâmica que o agronegócio, embora não seja o único vetor, vem promovendo nas áreas de cerrado, especificamente no Vale do Javaés – Tocantins nas cidades de Lagoa da Confusão, Pium, Cristalândia e Formoso do Araguaia. Interessa-nos compreender como o agronegócio se estabelece no território e a partir daí como se apresentam e se organizam as dinâmicas territoriais no território pesquisado. Destacamos também os impactos socioespaciais resultantes desse processo, pois o mesmo provoca um processo de destruição do Cerrado pelo agronegócio e afeta toda a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marciléia Oliveira Bispo, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Professora assistente do curso de Geografia na Universidade Federal de Tocantins.

Sandra de Fátima Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Professora Doutora na Universidade Federal de Goiás

Downloads

Publicado

2015-12-22

Como Citar

Bispo, M. O., & Oliveira, S. de F. (2015). Difusão do agronegócio e as dinâmicas territoriais no cerrado, Vale do Javaés - Tocantins. ENTRE-LUGAR, 6(12), 28–40. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/1044

Edição

Seção

Artigos