O discurso da natureza e a natureza do discurso ambiental: ciência, tecnologia e mercado no debate da questão ecológica

Autores

  • Luis Guilherme Almeida Bandeira Menezes Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Epistemologia ambiental. Filosofia da ciência. Ecologia política. Razão comunicativa. Ordem ambiental.

Resumo

O presente artigo busca uma des-re-construção crítica acerca das relações Natureza-Homem-Espaço. Para isso procuramos analisar a noção de desenvolvimento e de sustentabilidade que emergem no debate ambiental contemporâneo sustentado por um discurso técnico, científico e mercadológico. Indicaremos a emergência de diferentes saberes que nos conduziriam a uma ruptura de paradigma e ainda a aparição de uma ordem ambiental internacional responsável pela formação de uma visão consensual sobre o tratamento do meio. O aparecimento da Agenda 21 abre um novo debate sobre as possibilidades e limites de um mesmo paradigma economicista vigente responder às novas demandas. Com esse trabalho objetivamos uma maior inteligibilidade e envolvimento entre os entes sócio-espaciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Guilherme Almeida Bandeira Menezes, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Especialização em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ-FFP) e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF.

Downloads

Publicado

2011-06-18

Como Citar

Menezes, L. G. A. B. (2011). O discurso da natureza e a natureza do discurso ambiental: ciência, tecnologia e mercado no debate da questão ecológica. ENTRE-LUGAR, 2(3), 35–58. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/1000

Edição

Seção

Artigos