Relação pedagógica, afetividade, sensibilidade: pressupostos transdisciplinares para a formação docente

Autores

  • Solange Martins Oliveira Magalhães Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

educação, afetividade, sensibilidade, transdisciplinaridade, for-mação de professores.

Resumo

A afetividade foi e continua sendo apontada como fundamental no processo ensino-aprendizagem. Pesquisas têm demonstrado que a forma como o professor(a) se expressa pode definir histórias de sucesso com resultados positivos, duradouros e importantes para os indivíduos. Reconhecendo que se faz necessário superar teorias burocráticas e tecnicistas do conhecimento, que separa o cognitivo do afetivo, neste ensaio procurou-se articular a importância da afetividade e a proposta transdisciplinar sobre sensibilidade para a relação docente. Tais aspectos marcam a relação do aluno com o objeto de conhecimento, favorecem sua autonomia e confiança em suas capacidades e decisões. A transdisciplinaridade envolve as pessoas em círculos de reflexão sobre a vida, religa as pessoas procurando torná-las abertas a sensibilidade, emoção e a amorosidade à vida. A valorização da afetividade e da sensibilidade humanas conscientizam as pessoas de que elas não estão separadas umas das outras, mas unidas, partilhando um saber que também não se imagina separado, mas irmanado na constituição de uma consciência amorosa, ampliada e planetária. Promover a proposta transdisciplinar nos contextos de formação de professores(as) passa pela grata vivencia de formar pessoas que tornarão nossa experiência no mundo mais cooperativa, amorosa e solidariamente compreendida.

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Publicado

2012-01-13

Como Citar

MAGALHÃES, S. M. O. Relação pedagógica, afetividade, sensibilidade: pressupostos transdisciplinares para a formação docente. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 3, p. p.51–63, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1516. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê