Reformas e regulamentos da instrução pública de Mato Grosso (1889-1927)

Autores

  • Ademilson Batista Paes [UEMS - Paranaiba]

Palavras-chave:

Mato Grosso. Instrução pública. Reformas. Leis. Decretos. Regulamentos.

Resumo

No texto são tecidas considerações sobre as reformas da instrução pública, normalmente encetadas por parte de governos e lideranças políticas, nesse caso os do então estado de Mato Grosso, no sentido de aprimorar esse setor, tornando-o mecanismo de modernização do estado e quiçá do país. Dessa forma, o viés utilizado na narrativa é o de fundo histórico, procurando demonstrar as influências e determinantes nessas medidas, bem como certos avanços e superações que teriam ocorrido por meio de iniciativas reformistas. Para tanto, são utilizadas fontes primárias, como mensagens governamentais, regulamentos, decretos, e outras de aspecto secundário, como publicações que enfocam o tema, enquanto suporte para a análise. Em termos gerais, pode-se dizer que as reformas contribuíram, em parte, para a alteração do cenário da instrução pública de Mato Grosso. Mecanismos incentivados e favorecidos pela mudança da legislação, como a construção de escolas (grupos escolares, reunidas e isoladas), fortalecimento do ensino primário e do curso normal, tiveram incremento considerável somente a partir dos anos de 1940/1950, considerado por mim e por outros estudiosos, como algo tardio, em comparação com movimentos reformistas noutros estados do país.

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Publicado

2012-02-05

Como Citar

PAES, A. B. Reformas e regulamentos da instrução pública de Mato Grosso (1889-1927). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 2, n. 4, p. p.80–96, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1559. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê