História, memória e educação: o que os autores medievais podem nos ensinar?

Autores

  • Ivone Aparecida Dias

Palavras-chave:

História. Memória. Educação.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar reflexões sobre a necessidade do conhecimento da história e da preservação da memória como processos essenciais para a educação no contexto atual. A reflexão pautada no objetivo proposto foi realizada com base nos escritos de dois autores medievais: o Diálogo de Alcuíno e Pepino, de Alcuíno de York, e a peça teatral Sabedoria, de Rosvita de Gandersheim. Com as considerações realizadas no texto pretendemos evidenciar que os escritos dos autores tomados para reflexão podem possibilitar o entendimento de que o passado é indispensável no processo de compreensão das realidades educacionais assim como de toda a realidade presente na qual estamos imersos.

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Publicado

2012-02-05

Como Citar

DIAS, I. A. História, memória e educação: o que os autores medievais podem nos ensinar?. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 2, n. 4, p. p.42–61, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1557. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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