Organização e gestão da formação continuada dos professores de Língua Portuguesa no âmbito municipal: impasses e possibilidades

Autores

  • Angela Hess Gumieiro [UFGD]

Palavras-chave:

Gestão educacional. Formação continuada de professores. Formação de professores de língua portuguesa.

Resumo

Nosso objetivo foi analisar a organização e a gestão das ações de formação continuada destinadas aos professores de língua portuguesa do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental no período de 2005 a 2008 de um município da Grande Dourados na perspectiva da gestão democrática. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa. Constatamos que a formação oferecida pela Secretaria Municipal de Educação é caracterizada fortemente por cursos  e palestras, que atualizam de certa forma o professor, ou seja, informam, mas não  possibilitam um adequado espaço para a reflexão e o fortalecimento do coletivo escolar. A gestão das ações formativas destinadas aos professores de língua portuguesa é  marcada pela racionalidade técnica,  passando a ideia de que com um determinado  conjunto de conhecimentos científicos e técnicas o professor estará instrumentalizado  para o exercício da profissão. As ações formativas são fragmentadas, pontuais, com data, local e temáticas previamente definidas pela secretaria, sem a participação direta na sua concepção das escolas e dos professores e não Geram compromissos no sentido  da melhoria contínua da prática pedagógica, nem por parte da Secretaria de Educação,  nem dos envolvidos nas ações. A concepção de professores e gestores é que a formação  continuada é uma atualização rápida que contribui significativamente para a mudança da prática pedagógica. Assim sendo, as análises apontam a necessidade de vivências no âmbito das escolas que ampliem a participação política dos atores sociais, possibilitando  assim criar bases tanto para fazer cumprir o princípio constitucional da gestão democrática, como quali-tativamente na construção de uma escola democrática e inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-01-13

Como Citar

GUMIEIRO, A. H. Organização e gestão da formação continuada dos professores de Língua Portuguesa no âmbito municipal: impasses e possibilidades. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 3, p. p.187, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1525. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Teses e Dissertações