Acessibilidade e permanência no Ensino Superior: uma análise sobre inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica na UERJ e na UFRJ

Autores

  • Maicon Salvino Nunes de Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Fernanda Iglesias Webering Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Valeria de Oliveira Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Mayara Carvalho de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9050

Palavras-chave:

Inclusão. Interculturalidade. Inovação pedagógica. Acessibilidade. Políticas públicas.

Resumo

O Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação pedagógica (OIIIIPe), pertencente ao Laboratório de Pesquisas, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPeade/FE/UFRJ), vem construindo uma rede de colaboração que conta, atualmente, com universidades do Brasil e de outros países. Neste artigo, efetuamos um recorte acerca das culturas, políticas e práticas de inclusão (BOOTH; AINSCOW, 2011), interculturalidade e inovação pedagógica presentes na Coordenadoria de Avaliação, Projetos Especiais e Inovação (Copei-UERJ), na Coordenação do Programa de Iniciação Acadêmica (Proiniciar-UERJ) e no Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva (UFRJ). Para tanto, foi realizado levantamento bibliográfico, a fim de conhecermos o estado da arte das produções existentes sobre tais temáticas, bem como análise documental do Regimento do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas realizadas com a presidente do Fórum e com a coordenadora da Copei, de modo que os dados analisados auxiliaram na compreensão das práticas existentes e em construção, no que tange à inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica nas duas instituições de Ensino Superior pesquisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Estudante com deficiência terá cota nas instituições federais. Ministério da Educação. Disponível em http://portal.mec.gov.br/ultimasnoticias/202-264937351/43701-estudante-com-deficienciatera-cota-nas-instituicoesfederais. Acesso em: <15/01/2018>.

BOOTH, T.; AINSCOW, M. Index para a inclusão: desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. Produzido pelo Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação – LaPEADE, FE-UFRJ. Tradução de Mônica Pereira dos Santos. 3. ed. Rio de Janeiro: Unesco/CSIE, 2000.

CANDAU, Vera Maria. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educação e Sociedade, v. 33, jan.-mar. 2012.

CUNHA, M. I. Nos caminhos da pesquisa. Inovações pedagógicas: o desafio da reconfiguração de saberes na docência universitária. USP, Cadernos Pedagogia Universitária, 2008.

FLEURI, R. M. Desafios à educação intercultural no Brasil. Revista Educação, Sociedade e Cultura, n. 16, p. 45-62, 2001. Disponível em: http://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC16/16-2.pdf. Acesso em: 23 jan. 2018.

FLEURY, Reinaldo Matias. Intercultura e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, p. 16 - 35, 2003.

DAVID, H. C. S.; REGIS, C. V. Os alunos PEC-G na graduação da UERJ: acesso e permanência no ensino superior. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. Caderno de Resumos do XVII ENDIPE, Fortaleza: EdUECE, 2014. volume único, p. 10-528.

LAGO, M.; SANTOS, M. Inclusão em educação: desafios da formação docente. III Seminário de Educação Brasileira, Campinas, 28 de fevereiro, 1 e 2 de março de 2011.

MACEDO, R. S. Atos de currículo formação em atos? Para compreender, entretecer e problematizar currículo e formação. Ilhéus: Editus, 2011.

SANTOS, Mônica Pereira dos. Políticas públicas de inclusão de pessoas com deficiência: uma análise omnilética. XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – Unicamp. Campinas, 2012.

SANTOS, Mônica Pereira dos. Dialogando sobre inclusão em educação: contando casos (e descasos). Curitiba: CRV, 2013.

SANTOS, Mônica Pereira dos. Rede internacional de inclusão em educação: culturas, políticas e práticas de inclusão/exclusão em educação. Projeto de Pesquisa. Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação. Rio de Janeiro: Faculdade de Educação/UFRJ, 2014a.

SANTOS, Mônica Pereira dos. O index para a inclusão como instrumento de pesquisa: uma análise crítica. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 4, out.- dez. 2014b.

SANTOS, Mônica Pereira dos. Inclusão, direitos humanos e interculturalidade: uma tessitura omnilética. Inovação, ciência e tecnologia: desafios e perspectivas na contemporaneidade. Campina Grande: Realize, 2015.

SANTOS, Mônica Pereira dos. SANTIAGO M. C.; MELO, S. C. Formação de professores para o atendimento educacional especializado: políticas e práticas instituintes de inclusão. III Encontro do Observatório Nacional de Educação Especial (III EONEESP), jun. 2015. Disponível em: http://www.lapeade.com.br/publicacoes/artigos/Artigo%20Revista%20Aleph.pdf. Acesso em: 23 jan. 2018.

SAWAIA, B. et al. As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

SOUZA, A. C. S. Sistema de cotas na UERJ: uma abordagem sobre a demanda de inscritos. Revista Eletrônica do Vestibular UERJ. Disponível em: http://www.revista.vestibular.uerj.br/artigo/artigo-pdf.php?seq_artigo=44. Acesso em: 20/01/ 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Regimento do fórum UFRJ acessível e inclusiva. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://ufrj.br/sites/default/files/documentos/2016/09/regimento_concluido_2.pdf. Acesso em: 12/06/2018.

Downloads

Publicado

2018-11-20

Como Citar

ALMEIDA, M. S. N. de; WEBERING, F. I.; SILVA, V. de O.; OLIVEIRA, M. C. de. Acessibilidade e permanência no Ensino Superior: uma análise sobre inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica na UERJ e na UFRJ. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 22, p. 147–159, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i22.9050. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/9050. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR