Políticas de acesso e de permanência no Ensino Superior brasileiro: dilemas e perspectivas

Autores

  • Reginaldo Celio Sobrinho [UFES]
  • Euluze Rodrigues da Costa Junior
  • Tamille Correia de Miranda Milanezi

Palavras-chave:

Figuração. Interdependência. Ensino Superior.

Resumo

Sistematizamos reflexões sobre a sociodinâmica do ensino superior brasileiro, focalizando aspectos das tensões relativas à ampliação do acesso e à garantia de permanência dos estudantes nesse nível de ensino. Em termos metodológicos, utilizamos a análise documental e aplicamos um questionário fechado. Constituíram sujeitos de pesquisa, os estudantes de uma turma de Licenciatura em Pedagogia que conta com a matrícula de uma estudante surda. O texto se ancora, nos conceitos de figuração e rede de interdependência, elaborados por Norbert Elias. Os dados revelam que somente a partir do final do século XX, os estudantes da classe popular, ou menos favorecida, bem como os estudantes surdos, tornaram-se presença no Ensino superior. Ainda assim, nos documentos nacionais e nos acordos internacionais que consultamos, os indivíduos e suas expectativas não se constituem em balizadores decisivos na proposição da política educacional a ser implementada. Fica, então, garantido uma política educacional em que prevalece noções específicas de justiça, de igualdade e de participação social que parecem existir antes e independentes dos indivíduos e de suas demandas concretas.

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Publicado

2016-01-20

Como Citar

SOBRINHO, R. C.; DA COSTA JUNIOR, E. R.; MILANEZI, T. C. de M. Políticas de acesso e de permanência no Ensino Superior brasileiro: dilemas e perspectivas. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 4, n. 12, p. 87–103, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/4714. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua