A educação especial, a sala de recursos e outros serviços especializados no Brasil (1973-1986)

Autores

  • Andressa Santos Rebelo UFMS

Palavras-chave:

Educação especial. Sala de recursos. Serviços especializados.

Resumo

Neste texto objetivamos analisar a educação especial, a sala de recursos e outros serviços especializados previstos nos documentos educacionais no Brasil no período de 1973 a 1986. Tal período corresponde à criação e extinção do Centro Nacional de Educação Especial (CENESP). A fim de cumprir tal objetivo, buscamos empreender tal análise em documentos (normativos e orientadores), a fim de estabelecer: de que forma se define as salas de recursos nos documentos do Ministério da Educação e Cultura (verificando se há identificação com atendimento especializado); como se desenvolve o conceito de atendimento especializado oferecido nas salas de recursos em cada documento, verificando o momento em que é introduzido o termo “atendimento educacional especializado”; e quais serviços estavam previstos como atendimento especializado.

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Biografia do Autor

Andressa Santos Rebelo, UFMS

Doutoranda em Educação, com mestrado em Educação e licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É professora assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e participa dos Grupos de Pesquisa (CNPq) Educação e Cidadania junto ao Centro de Referência de Estudos da Infância e da Adolescência (CREIA/UFMS) e Políticas Públicas de Educação e Educação Especial, interinstitucional. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, políticas de educação especial e indicadores educacionais.

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JANNUZZI, G. de M.; CAIADO, K. R. M. APAE: 1954-2011: algumas reflexões. Campinas: Autores Associados, 2013.

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Publicado

2016-03-24

Como Citar

REBELO, A. S. A educação especial, a sala de recursos e outros serviços especializados no Brasil (1973-1986). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 5, n. 14, p. 125–136, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/3768. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR - 2ª Parte: Práticas pedagógicas e Atendimento Educacional Especializado