Reflexões sobre o processo civilizador nos níveis histórico, social e individual

Autores

  • Célio Juvenal Costa Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Educação. Norbert Elias. Processo Civilizador

Resumo

O artigo propõe uma reflexão acerca do ser humano e suas distintas relações. Para tal, nos limites dos objetivos formais do presente trabalho, faz-se uso da teoria de Norbert Elias sobre o assunto, teoria que é expressa, principalmente, em dois textos: Sobre seres humanos e suas emoções: um ensaio sob a perspectiva da sociologia dos processos, do próprio Elias, e O processo civilizador e a domesticação do fogo de J. Goudsblom. É um exercício de leitura histórica do ser humano, procurando seguir a metodologia proposta por Goudsblom de salientar que o processo civilizador se dá em três níveis. Assim, o texto também tem três partes correspondentes: na primeira apresento o nível histórico, destacando, para tanto, o fogo e a formação do homem como ser que se fez social; na segunda parte apresenta-se como estudo do nível social o exemplo de Aristóteles e sua reflexão do ser humano enquanto ser político e arauto do processo civilizador; e, na terceira parte, como apreensão do nível individual, propõe-se a leitura de Gilberto Freyre, particularmente Casa-Grande e Senzala, procurando mostrar que o processo civilizador não pode ser visto de forma teleológica, utilizando como parâmetro o já famoso termo freyriano do processo sifilizador que ocorreu no Brasil. Fundamentalmente, o que se procura é realizar uma reflexão que nunca perde de vista algo muito importante na área da educação: o homem enquanto um ser que se fez e se faz historicamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célio Juvenal Costa, Universidade Estadual de Maringá

Professor do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá. Professor do curso de graduação em Pedagogia, modalidades presencial e a distância. Professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação, mestrado e doutorado, da mesma universidade.

Referências

ARISTÓTELES. Política. Brasília: Universidade de Brasília, 1988.

ELIAS, N. O processo civilizador:uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 1994, vol. 1.

ELIAS, N. Sobre os seres humanos e suas emoções: um ensaio sob a perspectiva da sociologia dos processos. In: GEBARA, A.; WOUTERS, C. O controle das emoções. João Pessoa: Editora da UFPB, 2009.

FREYRE, G. Casa-Grande & Senzala. RJ/Brasília: José Olympio/INL-MEC, 1980.

GOUDSBLOM, J. O processo civilizador e a domesticação do fogo. Texto digitado. Tradução de Ademir Gebara, 2000.

Downloads

Publicado

2014-09-15

Como Citar

COSTA, C. J. Reflexões sobre o processo civilizador nos níveis histórico, social e individual. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 3, n. 9, p. 149–161, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/2571. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)