O currículo local nas escolas moçambicanas: estratégias epistemológicas e metodológicas de construção de saberes locais

Autores

  • Guilherme Basilio [Universidade Pedagógica de Moçambique - UPMZ]

Palavras-chave:

Currículo Local. Saberes Locais. História. Escola Moçambicana.

Resumo

O  presente  artigo,  O  Currículo  Local  nas  escolas  moçambicanas: estratégias  epistemológicas  e  metodológicas  de  construção  de  saberes  locais discute  processos  de  produção,  legitimação  e  integração  de  saberes  locais  no currículo  nacional  em  Moçambique.  Os  saberes  locais  são  apropriações  das construções das experiências vividas. Eles constituem uma base para aprendizagem local  e  são  fundamentais  para  a  redução  da  distância  entre  cultura  científica  e  a cultura local. O estudo sobre o currículo local consistiu na recolha e sistematização de depoimentos orais dados por  testemunhas naturais e  residentes nos distritos de Magude  (Motaze),  Manhiça  (Calanga)  e Matutuine.  Assim,  o  artigo  analisa  as formas  a  partir  das  quais  as  populações  dos  distritos  referenciados  constroem  as suas  relações,  culturas,  histórias,  instituições  tradicionais  e  a maneira  como  dão significado  suas  vidas. O  objectivo  do  estudo  é  construir  um  referencial  teórico para abordagem do currículo local na Universidade Pedagógica.

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Referências

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Como Citar

BASILIO, G. O currículo local nas escolas moçambicanas: estratégias epistemológicas e metodológicas de construção de saberes locais. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 2, n. 5, p. p.79– 97, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/2149. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê