Saberes docentes percebidos na prática pedagógica interdisciplinar: formação de professores de geografia na UEMS

Autores

  • Jucimara Rojas [UFMS]
  • Care Cristiane Hammes [UEMS]

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Interdisciplinaridade, Prática pedagógica.

Resumo

O objetivo da pesquisa visa compreender as possibilidades e limites de uma experiência pedagógica com perspectiva interdisciplinar, realizada durante o estágio curricular supervisionado na relação teoria e prática entre universidade e comunidade escolar. A proposta foi desenvolvida na UEMS, na qual foi realizado um trabalho de parceria entre os professores do estágio, acadêmicos e a comunidade escolar. Na investigação dessa experiência, buscou-se compreender o papel do Estágio Curricular Supervisionado na articulação dos conhecimentos de diferentes disciplinas da área de Geografia. Procurou-se compreender, através de uma abordagem fenomenológica, que saberes docentes, com perspectiva interdisciplinar, foram construídos pelos acadêmicos do estágio curricular supervisionado. A Geografia, na perspectiva cultural e crítica, pode ser um eixo articulador de uma prática pedagógica interdisciplinar ao favorecer a promoção do diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. Os alunos e professores percebem ter construído diferentes saberes de forma integrada por meio do trabalho coletivo, rico em criatividade e descobertas.

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Publicado

2012-01-13

Como Citar

ROJAS, J.; HAMMES, C. C. Saberes docentes percebidos na prática pedagógica interdisciplinar: formação de professores de geografia na UEMS. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 3, p. p.64–79, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1517. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê