A poeticidade da imagem no filme ‘Esplendor’: a linguagem cinematográfica como potência da audiodescrição

Autores

  • Isabel Pitta Ribeiro Machado Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13027

Palavras-chave:

Audiodescrição. Pessoa com Deficiência. Linguagem Cinematográfica.

Resumo

Este artigo foi inspirado no filme Esplendor, (Hicari; 2017), da diretora Naomi Kawase, devido à abordagem poética presente na linguagem de sua obra. À luz de autores da filosofia e do cinema, o artigo propõe uma reflexão sobre o conceito da audiodescrição no cinema e sua capacidade de desenvolver novos repertórios de imagem a partir de uma audiodescrição que contemple a linguagem cinematográfica. Assistir a um filme é usufruir da imagem que, ligada a outros elementos de linguagem de câmera, sonoros, dramáticos, cenográficos, espaciais e temporais, gera em cada espectador uma profusão dos sentidos. Estes elementos conjugados são a forma de representação simbólica da arte do cinema e, ao serem descritos em palavras, produzem novas relações simbólicas, fundamentais para a fruição da arte cinematográfica. Esta escrita não versa sobre o conceito e as formas de audiodescrição que a personagem do filme Esplendor, a audiodescritora Misako, utiliza em seu trabalho, tampouco sobre a audiodescrição do filme feita no Brasil, mas sim sobre uma audiodescrição que leve em consideração a poeticidade das imagens no momento de suas descrições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MACHADO, I. P. R. A parte invisível do olhar-audiodescrição no cinema: a constituição das imagens por meio das palavras – uma possibilidade de educação visual para a pessoa com deficiência visual no cinema. The invisible side of the eye : audiodescription in the movies : the creation of images through words – a possibility of visual education for visually impaired person in the cinema. 2015. 226 f. Dissertação (Mestrado em Multimeios). Programa de Mestrado em Multimeios do Instituto de Artes da Unicamp. Campinas. 2015. Disponível em:

http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/285178/1/Machado_IsabelPittaRibeiro_M.pdf. Acesso em: 3 jun. 2019.

Downloads

Publicado

2020-11-22

Como Citar

MACHADO, I. P. R. A poeticidade da imagem no filme ‘Esplendor’: a linguagem cinematográfica como potência da audiodescrição. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 10, n. 28, p. 114–125, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v10i28.13027. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/13027. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Audiodescrição, Educação e Inclusão”