Um estudo local sobre a formação de professores em Birigui/SP: vocação/motivação e formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12758

Palavras-chave:

Formação de professores. Vocação/Motivação. Magistério.

Resumo

Este texto tem por objetivo contribuir à compreensão da escolha da carreira docente e formação de professoras aposentadas da rede de ensino pública do estado de São Paulo, nas escolas rurais e urbanas da região de Birigui/SP. Delimita-se 1944, ano de ingresso no curso normal da professora mais velha do grupo, a 1991, ano de aposentadoria da professora mais jovem. A análise ocorreu a partir de bibliografia especializada sobre o tema e corpus das entrevistas transcritas das quatro professoras que relataram a memória vivida. Trata-se de um estudo local, mas com possibilidades de compreensão dos cursos de formação de professores do estado de São Paulo e dos aspectos que contribuíam para que uma jovem se motivasse à escolha da carreira docente. Os resultados obtidos apontam para o fato de que dentre as professoras, três participaram da formação inicial em escolas primárias rurais; a partir do ginásio, todas estudaram em escolas urbanas e prosseguiram nos estudos até a finalização do curso normal. Uma delas apenas cursou a Pedagogia. Quanto à vocação/motivação, as narrativas permitem compreender que as experiências vivenciadas durante a vida escolar pelas professoras contribuíram para a formação de cada uma delas, que participaram da história da formação de professores do município de Birigui/SP.

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

SERRA, Áurea E.; PAULA, L. de F. Um estudo local sobre a formação de professores em Birigui/SP: vocação/motivação e formação. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 26, p. 60–71, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v9i26.12758. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/12758. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Formação e Profissão Docente sob Diferentes Olhares”