v. 10 n. 30 (2020): Dossiê: “Neoconservadorismo e Educação: reflexões sobre justiça social, inclusão e democracia”

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Publicado: 2020-12-04

Apresentação

  • Apresentação

    Alessandra Cristina Furtado
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.13730

Editorial

  • Editorial

    Arlete Ramos dos Santos, Samuel Hilcías Carvajal Ruiz, Cláudio Pinto Nunes
    3-10
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.14514

Dossiê “Neoconservadorismo e Educação: reflexões sobre justiça social, inclusão e democracia”

  • O projeto neoconservador para a educação brasileira e suas distorções nas concepções de justiça social, inclusão e democracia: considerações acerca do “ajuste justo” proposto pelo Banco Mundial

    José dos Santos Souza, Jussara Marques de Macedo
    11-24
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.11935
  • Neoconservadorismo e educação brasileira

    Daniela Oliveira Vidal da Silva, Vera Lúcia Fernandes de Brito, Claudio Pinto Nunes
    25-41
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.11886
  • Apontamentos sobre conservadorismo e neoconservadorismo na educação venezuelana

    Samuel Hilcías Carvajal Ruiz
    42-60
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.11905
  • Conservadurismo y neoconservadurismo en educación: algunos comentarios sobre la experiencia chilena

    Víctor Orellana Calderón
    61-74
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.11921
  • Distorção Idade-Série em meio às políticas educacionais neoliberais

    Arlete Ramos dos Santos, Valéria Prazeres dos Santos
    75-89
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.14428
  • Neoconservadorismo no campo da educação (2002-2019): análise bibliométrica

    João Henrique da Silva
    90-118
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.11875
  • Igualdad de género y diversidad sexual: percepción de padres/madres y responsables de niños y niñas de una escuela de Macapá-AP

    Alexandre Adalberto Pereira, Andrés Lema Mendez
    119-135
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.14427
  • Educação do campo rompe com os paradigmas conservadores da formação de professores/as

    Heloisa da Silva Borges
    136-152
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.14587
  • Gestão da Educação Especial no Brasil e conservadorismo político: notas sobre uma história persistente

    Andressa Santos Rebelo, Mônica de Carvalho Magalhães Kassar
    153-169
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.13182
  • A educação de crianças e adolescentes com deficiência no contexto das políticas sociais

    Regina Célia Passos Ribeiro de Campos, Michele Aparecida de Sá, Ana Célia Passos Pereira Campos
    170-184
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.11855
  • A relação conservadora entre público e privado na Educação Especial: análise de dados censitários

    Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves, Beatriz Fonseca Torres, Washington Cesar Shoiti Nozu
    185-199
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.11858
  • Inclusão em educação: reflexões sobre democracia, sociedade e escola contemporânea à luz da teoria crítica

    Patrícia Ferreira de Andrade, Andressa Silva Pereira, Allan Rocha Damasceno
    200-211
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.11864

Artigos Demanda Contínua

  • Educação como direito fundamental: paredes de coura – uma experiência portuguesa destaca “a descoberta do ser criança no meio rural”

    António Cardoso Ferreira, Maria José Dias Ferreira, Maria Edith Romano Siems
    212-227
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.14512
  • Curso de educação do campo com formação freireana e o ensino de Libras

    Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Ivanilde Apoluceno de Oliveira
    228-241
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.14424
  • Políticas públicas para a educação escolar indígena e os desafios municipais da cidade de Dourados/MS

    Ilma Regina Castro Saramago de Souza Saramago, Marilda Moraes Garcia Bruno
    242-255
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.14464
  • História e memória da luta pela escolarização no assentamento Chico Mendes/Arinos-MG: a narrativa do curral que virou escola

    Elza Cristiny Carneiro Batista, Ramiro Esdras Carneiro Batista, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
    256-269
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.14425

Resenhas

  • Culturas infantis, creche e intersecção: o feminismo negro interroga as pesquisas com crianças

    Ana Laura Bonini Rodrigues de Souza
    270-273
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.14676