v. 10 n. 28 (2020): Dossiê “Audiodescrição, Educação e Inclusão”

					Visualizar v. 10 n. 28 (2020): Dossiê “Audiodescrição, Educação e Inclusão”
Publicado: 2020-11-22

Apresentação

  • Apresentação

    Alessandra Cristina Furtado
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13041

Editorial

  • Editorial do Dossiê - Audiodescrição, Educação e Inclusão

    Reinaldo dos Santos, Eliana Lúcia Ferreira
    3-7
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13042

Dossiê “Audiodescrição, Educação e Inclusão”

  • A implementação da audiodescrição do Brasil

    Reinaldo dos Santos, Eliana Lúcia Ferreira
    8-21
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13008
  • A trajetória da luta pela legalização da audiodescrição no Brasil: entre a legalidade e a legitimidade

    Eliamar Godoi, Késia Pontes de Almeida
    22-33
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13019
  • Audiodescrição na intervenção pedagógica das dificuldades de aprendizagem

    Ana Cláudia Oliveira Pavão, Sílvia Maria de Oliveira Pavão
    34-45
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13014
  • Audiodescrição: o audiodescritor, o sujeito e a cena

    Maria Beatriz Rocha Ferreira
    46-54
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13021
  • Audiodescrição: tecendo relações entre a arte cinematográfica, teatral e a dança

    Eliana Lúcia Ferreira, Gislaine de Fátima Ferreira da Silva, Janine Lopes Carvalho, Thyara Fiorillo Duarte Resende
    55-64
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13017
  • Versão brasileira: a tradução de roteiros de audiodescrição em inglês como estratégia para a produção de audiodescrição no Brasil

    Letícia Schwartz
    65-76
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13018
  • A audiodescrição e os elementos visuais do espetáculo

    Larissa Hobi Martins
    77-89
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13024
  • Audiodescrição no telejornalismo: a inclusão das pessoas com deficiência visual por meio da descrição das imagens

    Kelly Scoralick
    90-102
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13025
  • Audiodescrição do desenho animado Peppa Pig: relato de uma experiência com crianças com deficiência visual

    Andréia Paiva de Araújo Ferreira
    103-113
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13026
  • A poeticidade da imagem no filme ‘Esplendor’: a linguagem cinematográfica como potência da audiodescrição

    Isabel Pitta Ribeiro Machado
    114-125
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13027
  • Diálogos intersemióticos: pintura, dança e audiodescrição voltados ao atendimento do público surdocego

    Daniella Forchetti
    126-137
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13029
  • A audiodescrição na dança em cadeira de rodas

    Luciene Rodrigues Fernandes, Evanize Kelli Siviero Romarco, Lívia Fabiana Saço, Eliana Lucia Ferreira
    138-149
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13030
  • Gabriel quer ser astrônomo

    Lívia Maria Villela de Mello Motta
    150-159
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13033

Artigos Demanda Contínua

  • A renúncia aos bens mundanos de Giotto Di Bondone: reflexões acerca da infância na Idade Média

    Meire Aparecida Lóde Nunes, Terezinha Oliveira, Sthefany Matheus da Silva
    160-172
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13034
  • A influência dos ideais franceses sobre as diretrizes educacionais brasileiras: concepções, princípios e trajetórias

    Caroline Delfino dos Santos, Jacqueline de Cássia Pinheiro Lima, Jurema Rosa Lopes Soares
    173-188
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13036
  • Apontamentos sobre a educação profissional no norte do Paraná: história do Senac de Maringá (1955-1982)

    Amanda Marconi, Analete Regina Schelbauer, Simone Burioli Ivashita
    189-201
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13037

Resenhas