v. 7 n. 21 (2017): Dossiê Práticas de Ensino de Química na Educação Básica

					Visualizar v. 7 n. 21 (2017): Dossiê Práticas de Ensino de Química na Educação Básica
Publicado: 2018-05-07

Apresentação

  • Apresentação

    Alessandra Cristina Furtado
    1
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v7i21.8051

Editorial

  • Editorial

    Wallace Alves Cabral
    2-4
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v7i21.8052

DOSSIÊ: PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • "Não faço a menor ideia": como lidar com as perguntas inusitadas dos estudantes

    Marcela Arantes Meirelles, Cristhiane Carneiro Cunha Flôr
    5-13
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v7i21.8268
  • Alimentação saudável: abordagem interdisciplinar na educação básica

    Mayra de Mello Dresler Maia, Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral, Salete Linhares Queiroz
    14-24
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v7i21.7170
  • Mapas conceituais: uma possibilidade para o estudo dos modelos atômicos em aulas de Química

    Léia Valéria Bocato, Mônica Palacio, Wallace Alves Cabral
    25-34
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v7i21.8054
  • A leitura e a (re) escrita da história dos cientistas pelos estudantes do ensino médio

    Renan Vilela Bertolin, Andreia Francisco Afonso
    35-48
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v7i21.8055
  • Vídeos e animações no ensino de química: problematizando o surgimento e expansão do setor sucroalcooleiro na região de Dourados-MS

    Marlon Gonçalves Gauna, Ademir de Souza Pereira, Maria Celina Piazza Recena
    49-58
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v7i21.8058
  • A abordagem freireana e a metodologia de Jigsaw: um relato das potencialidades e limitações para o ensino de Química

    Jean Carlos Azevedo Penasso, Adriana Marques de Oliveira
    59-72
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v7i21.8060
  • A produção da coletividade: olhares imbricados na produção da cotutela no PIBID-Química da UFPEL

    Bruno dos Santos Pastoriza, Fábio André Sangiogo, Aurélia Valesca Soares de Azevedo, Karla dos Santos Terra, Sandriane Valadão Duarte, Alex Sandro de Castro Garrido, Thaine Brede Mota, Vanessa Lemos Guimarães, Vitória Schiavon, Tavane Rodrigues, Charlene de Paula, Letícia Leal Moreira, Jhonatas da Silva Nunes
    73-87
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v7i21.8061
  • Caminhos trilhados e perspectivas para a formação do professor como intelectual transformador

    Wélica Patrícia Souza de Freitas, Vivian dos Santos Calixto
    88-96
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v7i21.8063

Artigos Demanda Contínua

  • Constituição de um grupo colaborativo em educação Matemática com professoras em início de carreira

    Klinger Teodoro Ciríaco, Maria Raquel Miotto Morelatti, João Pedro da Ponte
    97-112
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v7i21.8076
  • A mobilização de conhecimento em situação de ensino de frações: um estudo envolvendo três professoras dos anos iniciais

    Angelica da Fontoura Garcia Silva, Ruy Cesar Pietropolo, Maria Gracilene de Carvalho Pinheiro
    113-128
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v7i21.8067
  • Lourenço Filho e o boletim “Organização do ensino primário e normal” em Mato Grosso

    Estela Natalina Mantovani Bertoletti, Ademilson Batista Paes
    129-140
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v7i21.8097

Resenhas

  • Resenha

    Emilene Fontes de Oliveira
    141-143
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v7i21.8068