Manuais escolares, formação de professores e concepção clássica de modernidade: as “Noções de História da Educação” de Afrânio Peixoto no Brasil na década de 1930

Autores

  • Bruna Aparecida Rodrigues Duarte Universidade Federal de Uberlândia
  • Décio Gatti Júnior Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7437

Resumo

Este trabalho comunica os resultados de investigação na área de Educação, na subárea de História da Educação, com temática vinculada à História Disciplinar cujo objeto privilegiado foi um importante manual escolar destinado à formação de professores, sob o título “Noções de História da Educação” redigido por Afrânio Peixoto, publicado em 1933, pela destacada Companhia Editora Nacional. Os combates travados no Brasil republicano, entre uma concepção de mundo liberal e outra católica ganhou centralidade em termos culturais e no âmbito educacional, sobretudo, desde a década de 1920, com forte impacto no campo legislativo, educacional e na veiculação de manuais escolares destinados à formação de professores. Neste sentido, a capacidade editorial de ambos espectros ideológicos, com vistas à veiculação em instituições escolares destinadas à formação de professores, em especial, desde a década de 1930, resultou na convivência no mercado editorial brasileiro de manuais escolares antagônicos em termos ideológicos que eram empregados em instituições escolares de instâncias promotoras do ensino também diferenciadas, em especial, estatais e católicas. O estudo detido do manual redigido pelo médico de formação Afrânio Peixoto (1876-1947) permitiu conhecer aspectos importantes do processo de renovação da educação brasileira, a partir da dimensão laica e do cientificismo presentes em sua escrita e da defesa de um papel ativo do Estado na educação escolar, que deveria ser obrigatória e gratuita, o que deixa transparecer uma aproximação com a nomeada concepção clássica de Modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-08-30

Como Citar

DUARTE, B. A. R.; GATTI JÚNIOR, D. Manuais escolares, formação de professores e concepção clássica de modernidade: as “Noções de História da Educação” de Afrânio Peixoto no Brasil na década de 1930. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 7, n. 20, p. 145–166, 2017. DOI: 10.30612/eduf.v7i20.7437. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/7437. Acesso em: 20 abr. 2024.