Los colegios rurales agrupados en España. Analisis del funcionamiento y organización de la escuela rural española a partir de un estudio de casos.

Autores

  • Eladio Sebastián Heredero UAH – Espanha
  • Claudia Inés Collado González UAH – Espanha
  • Washington Cesar Shoiti Nozu UFGD

Palavras-chave:

Colégios Rurais Agrupados. Classes multisseriadas. Pedagogia Multinível. Diversidade. Educação compensatória.

Resumo

A escola rural é uma instituição educacional frágil, em muitos lugares da Espanha a sua existência está ameaçada por razões relacionadas ao declínio da população rural. Como medida paliativa criaram-se os Colégios Rurais Agrupados (CRA), já que unidas as escolas têm maiores posibilidades de sobreviverem. Porém, nem todas podem pertencer aos CRA, já que algumas pequenas escolas, por motivos geográficos, encontram dificuldades em se anexarem aos CRA mais próximos. Assim, pequenas escolas lutam para sobreviverem sozinhas. A característica mais peculiar da escola rural, além de seu baixo número de matrículas, é a diversidade cronológica dos alunos em uma mesma sala de aula, uma grande heterogeneidade, por isso, nas salas de aula rurais, encontramos a multisseriação, mais ou menos acentuada dependendo do número de alunos, mas, na maioria dos casos, existem duas ou mais etapas de ensino na mesma sala de aula. O modelo de trabalho com alunos de diferentes idades em uma mesma sala de aula, apesar de ser um grande benefício para as relações interpessoais e para o emprego de diferentes métodos de ensino-aprendizagem, cria muitas dificuldades para os docentes que não estão formativamente preparados para empregar uma metodologia adequada para o desenvolvimento dessas aulas. Mas a problemática da escola rural vai além de um corpo docente pouco qualificado, e sim um corpo docente sem experiência, descontínuo e pouco arraigado, que, portanto, põe em perigo a própria identidade da escola rural. Além desses fatos, vale ressaltar a falta de recursos, meios, materiais, infraestrutura, modelos incompletos e a invisibilidade legislativa que fazem com que o ensino nessas escolas se converta em um verdadeiro desafio.

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Referências

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Publicado

2016-01-20

Como Citar

HEREDERO, E. S.; GONZÁLEZ, C. I. C.; NOZU, W. C. S. Los colegios rurales agrupados en España. Analisis del funcionamiento y organización de la escuela rural española a partir de un estudio de casos. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 4, n. 12, p. 142–153, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/4716. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

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Artigos Demanda Contínua