Os saberes escolares e o conceito de consciência histórica

Autores

  • Luis Fernando Cerri UEPG

Palavras-chave:

Transposição didática. Consciência histórica. Didática da história. Inovação educativa.

Resumo

Este ensaio teórico procura confrontar e buscar as intersecções entre os conceitos de saberes escolares e consciência histórica. Identificam-se bases ontológicas do primeiro conceito, com apoio nas reflexões de FREIRE (1987) e MCLAREN (1997), e revisão de alguns autores que o discutem em História. O conceito de saberes escolares é colocado em relação com o conceito de consciência histórica partindo do destaque de alguns aspectos da obra de CHEVALLARD (2009), considerando que a transposição didática é uma reflexão transitiva entre a didática da matemática e das outras disciplinas, com vantagens teóricas e metodológicas para a reflexão educacional. A consciência histórica, por sua vez, é contextualizada em sua repercussão atual na área do ensino de História com apoio em textos de BERGMANN (1989/1990), LAVILLE (2005) e RÜSEN (2007). Buscam-se por fim os pontos de contato entre as perspectivas, como o paradigma do ensino e aprendizagem como saberes em relação, em vez de transmissão e absorção de saberes, da alocação da ciência como instância da vida prática, em vez de instância separada. É reconhecido o papel tradicionalizante do conteúdo nos processos de transposição didática, o que constitui, ao lado da noção de modo tradicional de geração de sentido histórico, um apoio para a compreensão profunda das dificuldades de inovação no ensino, que estão na base das reflexões que contextualizam os conceitos de saberes escolares e consciência histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABUD, K.M. A história nossa de cada dia: saber escolar e saber acadêmico na sala de aula. In: MONTEIRO, A.M.; GASPARELLO, A.M.; MAGALHÃES, M.S. Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X; Faperj, 2007, p. 107-117.

ANHORN, C. T. G. Usos e abusos do conceito de transposição didática: considerações a partir do campo disciplinar de História. ANAIS do IV Seminário Perspectivas do Ensino de História. Ouro Preto: UFOP. 2001. Disponível em http://www.ichs.ufop.br/perspectivas/anais/GT0509 Acesso em: 25 jun. 2012.

BARON, W.C.C. Pesquisas a partir das contribuições de Rüsen: perspectivas para o ensino de história. Anais do VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e III Encontro Internacional de Ensino de História. Campinas: FE/UNICAMP; CMU, 2012.

BERGMANN, Klaus. A história na reflexão didática. Revista Brasileira de História. São Paulo, v.9, n. 19, p. 29 - 42, set.1989/fev. 1990.

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. 3. ed. Buenos Aires: Aique, 2009.

D‟AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática e Educação. Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul v. 10 n. 1 p. 7-19, jan./jun. 2002.

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológica do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992

FERRO, Marc. A História Vigiada. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LAVILLE, C. Em educação histórica a memória não vale a razão. Educação em Revista. Belo Horizonte, n. 41, p. 12 – 39, 2005.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

GÓMEZ, Alberto Luis. Pragmatismo crítico, academicismo cognitivo y cualificación profesional: transposición didáctica y formación de profesores para la enseñanza de las ciencias sociales. Biblio 3W. Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales. Universidad de Barcelona, n. 128, dez.1998.

MONTEIRO, A. M. F. D. C. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

PLÁ, Sebastián. Desplazamientos en la didáctica de la historia o transposición psicológica de una asignatura escolar. In: SORIANO, R.; ÁVALOS, M. D. (coords.). Análisis Político de Discurso. Dispositivos intelectuales en la investigación social. México: Juan Pablos Editor;

Programa de Análisis de Discurso e Investigación, 2009, p. 313-327.

RÜSEN, J. História viva. Teoria da História III: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: Editora da UnB, 2007.

_____. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Práxis Educativa. Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p. 07 - 16, jul.-dez. 2006.

_____. Razão histórica. Teoria da História: os fundamentos da ciência Histórica. Brasília: Editora da UnB, 2001.

SADER, Eder. Quando novos personagens entraram em cena: experiências, falas e lutas dos trabalhadores da Grande São Paulo, 1970-80. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

VERRET M. (1975). Le temps des études. Paris: Université de Paris V; Librairie Honoré Champion, 1975.

Downloads

Publicado

2015-09-04

Como Citar

CERRI, L. F. Os saberes escolares e o conceito de consciência histórica. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 4, n. 11, p. 110–125, 2015. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/4367. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua