A política de formação de professores do ensino fundamental para atender alunos da educação especial

Autores

  • Maria Helena Michels Universidade Federal de Santa Catarina
  • Márcia de Souza Lehmkuhl Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Política educacional. Educação Especial. Formação de professores. Ensino Fundamental.

Resumo

Objetivando analisar a política de formação de professores do ensino fundamental que atende alunos considerados deficientes investigamos proposições de formação inicial e continuada de professores no Brasil e, especificamente no Estado de Santa Catarina, no período de 2005 a 2009. Para tanto desenvolvemos análise documental buscando apreender a perspectiva educacional presente nas proposições nacional e estadual voltadas à formação de professores. Em relação ao estado de Santa Catarina analisamos, entre outros documentos, 52 propostas de cursos certificados pela Fundação Catarinense de Educação Especial para a rede regular de ensino. Buscamos os fundamentos do materialismo histórico como sustentação de nossa investigação. Tal exame possibilitou identificar o predomínio de cursos cujo objetivo foi a divulgação dos princípios da educação inclusiva em uma perspectiva prática, instrumental e tecnicista. As proposições de formação continuada de professores nesta área não rompem com as vertentes médico-pedagógica e psicopedagógica presentes historicamente no ensino para os sujeitos da Educação Especial. Também evidenciou-se que as propostas analisadas não rompem com o que vem sendo indicado para os professores de maneira geral. Esse fato fortalece a tese da desintelectualização, instrumentalização, certificação e reconversão dos professores.

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Biografia do Autor

Maria Helena Michels, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Educação pela PUC/SP

Márcia de Souza Lehmkuhl, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda em Educação:História, Política, Sociedade na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUCSP, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialização em Alfabetização pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Funcionária da Fundação Catarinense de Educação Especial- FCEE.

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Publicado

2016-03-24

Como Citar

MICHELS, M. H.; LEHMKUHL, M. de S. A política de formação de professores do ensino fundamental para atender alunos da educação especial. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 5, n. 14, p. 60–72, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/3786. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR - 1ª Parte: Políticas públicas e formação de professores

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