Inclusão escolar e a formação docente no curso de pedagogia

Autores

  • Silmara de Oliveira Gomes Papi Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Edinéia de Fátima Paulino Santos UEPG
  • Maureen Daiane da Mota UEPG

Palavras-chave:

formação de professores. Inclusão. Curso de Pedagogia.

Resumo

O estudo discute a formação de professores para contextos inclusivos. Busca compreender como os(as) alunos(as) egressos(as) do curso de Pedagogia de uma universidade pública paranaense percebem sua formação para a atuação, no ensino regular, com alunos público-alvo da educação especial. Os objetivos foram: analisar as contribuições do curso para a formação docente no que diz respeito à inclusão, no ensino regular, de alunos atendidos pela educação especial; e, identificar as necessidades/facilidades apontadas pelos(as) egressos(as), em relação à formação recebida para a docência com alunos especiais, no ensino regular. Desenvolveu-se um estudo qualitativo (LÜDKE; ANDRÉ, 2012) a partir de autores como Bartalotti (2006), Imbernón (1998), Mantoan (2006; 2011) e Marcelo (1999). O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário, elaborado com questões fechadas e semiestruturadas. Os resultados apontam que as egressas percebem como uma das dificuldades vivenciadas na sua formação o pouco tempo propiciado pelo curso para o estudo de conteúdos relacionados à inclusão, a dificuldade na articulação teórico-prática. Destacam-se, ainda, aspectos positivos, dentre eles o fato de que o curso contribuiu para melhor a compreensão do paradigma da inclusão.

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Biografia do Autor

Silmara de Oliveira Gomes Papi, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Educação. Professora Adjunta B do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.  Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Política Educacional e Formação de Professores.

Edinéia de Fátima Paulino Santos, UEPG

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Maureen Daiane da Mota, UEPG

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Referências

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Publicado

2016-01-20

Como Citar

PAPI, S. de O. G.; SANTOS, E. de F. P.; MOTA, M. D. da. Inclusão escolar e a formação docente no curso de pedagogia. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 4, n. 12, p. 56–73, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/3043. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

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