Infância, educação e sexualidade no processo civilizador

Autores

  • Magda Sarat [UFGD]

Palavras-chave:

Infância, Mmória, Educação e Sexualidade

Resumo

O trabalho proposto busca discutir a questão da educação das crianças em determinados períodos históricos, considerando as mudanças no curso do Processo Civilizador, no que diz respeito à formação dos comportamentos relativos à sexualidade. Tais mudanças sociais, no tocante aos padrões de comportamento impostos às crianças, se deram no contexto das famílias e da sociedade, imprimindo uma concepção diferenciada na educação de meninos e de meninas. Elias aponta tais transformações, situadas em seus estudos no intervalo de tempo que vai do século XIX e até meados do XX, no qual detecta o que denomina de uma “conspiração do silêncio” no tocante à sexualidade na educação dos pequenos. Essa mudança transfere as questões relativas à sexualidade para o fundo da cena social e integra os comportamentos que privatizam e separam as relações entre o público e o privado. Considerando tais aspectos, as fontes documentais deste trabalho se constituem em fragmentos de histórias de vida de homens e mulheres que na infância tiveram sua iniciação fundada nisto que Elias chama de “conspiração do silêncio”, revelando-se a diferença da educação de meninos e meninas que viveram a infância na primeira metade do século XX.

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Publicado

2011-12-13

Como Citar

SARAT, M. Infância, educação e sexualidade no processo civilizador. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 2, p. p.77–88, 2011. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1451. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê