A expansão da educação superior pela estratégia da interiorização: nexos com os bons resultados do IDEB em Mato Grosso Do Sul

Autores

  • Valter Acássio de Mello

Palavras-chave:

Política educacional, Avaliação de política, Educação superior, Expansão e interiorização, Educação básica

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar os nexos da expansão da educação superior no estado de Mato Grosso do Sul configurada na estratégia de interiorização e, mais especificamente, na ação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) nos municípios em que se configuraram os bons resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), para compreender as peculiaridades da estratégia e os vínculos da ação institucional com a educação básica. Para tanto, o procedimento metodológico consistiu na pesquisa documental, análises estatísticas e pesquisa de campo, que permitiram observar a atuação da UEMS nos municípios onde estão localizadas suas Unidades Universitárias, e que obtiveram bons resultados no Ideb, especificamente Amambai, Naviraí e Paranaíba. A UEMS foi implantada em 1994, por processo de interiorização, tendo como parte de sua missão a melhoria da qualidade da educação básica. Nesse sentido, os resultados da pesquisa apontam a existência de nexos entre a UEMS e os resultados do Ideb nos municípios do estado de Mato Grosso do Sul. Esses nexos são evidenciados no desenvolvimento de ações de pesquisa, extensão e ensino por parte da UEMS. A pesquisa e a extensão em menor grau de contribuição, merecendo uma maior articulação e institucionalização mais específica para a educação básica. No entanto, especialmente, por meio do ensino, a contribuição dessa Universidade apresenta-se de forma mais efetiva pelo oferecimento dos cursos de graduação na modalidade de licenciatura, que a priori estão voltados para a formação inicial de professores, inclusive o curso Normal Superior, que se efetivou como uma modalidade de formação em serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-10

Como Citar

MELLO, V. A. de. A expansão da educação superior pela estratégia da interiorização: nexos com os bons resultados do IDEB em Mato Grosso Do Sul. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 1, p. p.138, 2011. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1436. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Teses e Dissertações