Os bebês e a Educação Infantil: concepções de pedagogas em processo de formação inicial

Autores

  • Débora de Barros Silveira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Adriana Mendonça Pizatto Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)/Escola Wings Educação Infantil

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12631

Palavras-chave:

Bebês. Educação Infantil. Formação de Professores.

Resumo

Esse artigo apresenta um estudo que teve como objetivo identificar as concepções de estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), de Dourados, Mato Grosso do Sul, sobre bebês e sua educação em espaços coletivos. A importância dessa investigação é justificada na medida em que as concepções mapeadas influenciam a maneira como se organiza as práticas pedagógicas com os bebês nas instituições de educação infantil. Participaram desse estudo treze estudantes do primeiro ano do referido curso, as quais optaram por se matricular na disciplina eletiva denominada “Conhecimentos e saberes sobre as práticas com bebês na educação infantil”. A coleta de dados foi feita mediante aplicação de um questionário e ocorreu no início do ano letivo. Conhecer as concepções das ingressantes no curso em relação ao trabalho pedagógico com bebês é importante, pois contribui para a reflexão sobre a formação inicial de professores na Universidade, possibilitando discussões que promovam o repensar de ideias que possam não ser adequadas à sua formação acadêmica.

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

SILVEIRA, D. de B.; PIZATTO, A. M. Os bebês e a Educação Infantil: concepções de pedagogas em processo de formação inicial. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 27, p. 69–80, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v9i27.12631. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/12631. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Formação de Professores para a Infância: História, Políticas, Diversidade e Cultura”

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