Uma análise do conceito de interdisciplinaridade no ensino CTS brasileiro

Autores

  • Ana Paula de Carvalho Silveira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Taís Conceição dos Santos Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Alvaro Chrispino Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11020

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Educação CTS. Ensino de ciências.

Resumo

Pensar na área de CTS requer um olhar interdisciplinar para a apreensão da realidade estudada, isso porque a raiz do estudo CTS está diretamente ligada à multiplicidade de olhares, assim como preconiza a interdisciplinaridade. Nesse sentido, torna-se importante compreender como os autores da área de ensino CTS apreendem a definição de interdisciplinaridade. Desta forma, este artigo, que faz parte de uma pesquisa mais ampla, tem como objetivo analisar o conceito de interdisciplinaridade presente nos artigos sobre ensino CTS em periódicos brasileiros. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram consultados 323 artigos encontrados em 31 revistas brasileiras de ensino e educação, indexadas com Qualis A1, A2 e B1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), publicados de 1996 a 2018. A fim de estabelecer um recorte metodológico, pesquisou-se, neste conjunto, trabalhos relacionados à interdisciplinaridade, resultando em 13 artigos que apresentam e/ou indicam o conceito, a visão de interdisciplinaridade e que constituíram o objeto deste trabalho. Através da pesquisa, foi possível categorizar as visões de interdisciplinaridade em três categorias, a saber: integração, cooperação e pressupostos freirianos. Nesse sentido, cabe ressaltar que a maioria dos autores entendem a interdisciplinaridade como integração seja das áreas ou das diversas dimensões do conhecimento.

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

SILVEIRA, A. P. de C.; SANTOS, T. C. dos; CHRISPINO, A. Uma análise do conceito de interdisciplinaridade no ensino CTS brasileiro. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 25, p. 166–182, 2019. DOI: 10.30612/eduf.v9i25.11020. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/11020. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ “EDUCAÇÃO CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE: DIÁLOGOS E CAMINHOS PARA A INTER E A TRANSDISCIPLINARIDADE"

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