Sensibilidade moral de licenciandos em Química: questões sociocientíficas em foco

Autores

  • Guilherme Balestiero da Silva Universidade de São Paulo (USP)
  • Salete Linhares Queiroz Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11008

Palavras-chave:

Ensino de Química. Formação Inicial de Professores. História em Quadrinhos.

Resumo

Com base nos princípios da abordagem ciência-tecnologia-sociedade (CTS), emerge da literatura a importância do emprego de questões sociocientíficas (QSC) no ensino de ciências. Estas, de relevância social e natureza controversa, envolvem múltiplos pontos de vista, de modo que o seu tratamento incorpora conteúdos próprios do espaço formal de ensino e também oferece aos estudantes a oportunidade de considerar aspectos sociais, econômicos, éticos e morais. Neste trabalho, temos como objetivo investigar a sensibilidade moral de licenciandos em química, com base nos aspectos morais evidenciados em suas respostas a esse tipo de questão, relacionadas à leitura de um caso extraído de um texto quadrinizado. Para tanto, tomamos como referencial teórico o Modelo dos Quatro Componentes. Concluímos que, a princípio, os futuros professores não apresentaram elevada sensibilidade moral, porém, a ação levada a cabo em sala de aula contribuiu positivamente para o seu desenvolvimento. Salientamos ainda a adequação e a relevância do Modelo dos Quatro Componentes para estudos envolvendo o desenvolvimento moral de licenciandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

SILVA, G. B. da; QUEIROZ, S. L. Sensibilidade moral de licenciandos em Química: questões sociocientíficas em foco. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 25, p. 27–46, 2019. DOI: 10.30612/eduf.v9i25.11008. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/11008. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ “EDUCAÇÃO CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE: DIÁLOGOS E CAMINHOS PARA A INTER E A TRANSDISCIPLINARIDADE"

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)