Fotografias e pesquisas histórico-educacionais no Centro-Oeste do Brasil: análise das produções socializadas nos Encontros de História da Educação do Centro-Oeste (EHECO): 2011-2017

Autores

  • Maria Eduarda Ferro Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i24.10259

Palavras-chave:

Imagem. Foto. Fonte. Objeto.

Resumo

O presente artigo passa em revista as comunicações realizadas nas quatro edições do Encontro de História da Educação do Centro-Oeste – EHECO (2011-2017) com vistas a problematizar as menções e o emprego da fotografia nas pesquisas em História da Educação desenvolvidas nesta região. A metodologia empregada consistiu em realizar um levantamento quantitativo e uma análise qualitativa dos trabalhos completos presentes nos anais deste encontro científico que fizeram menção à fotografia enquanto fonte e/ou objeto de pesquisa. Como resultado deste exercício de análise apresenta-se uma categorização e uma contextualização das menções à fotografia presentes nestas produções, de acordo com o uso (ou desuso) deste artefato cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMORIM, Rômulo Pinheiro de; FERREIRA, Márcia dos Santos. Professora Nazita Santiago: uma intelectual da educação em Mato Grosso (1960 – 1990). In: Anais do II Encontro de História da Educação do Centro-Oeste. Dourados (MS), 2013, p. [1-]-[12-].

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BENCOSTTA, Marcus Levy Albino. Arquitetura e espaço escolar: reflexões acerca do processo de implantação dos primeiros grupos escolares de Curitiba (1903 – 1928). Educar, Curitiba, n. 18, p. 103 – 141, Jul. /dez. 2001.

BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: Obras Escolhidas: magia e técnica, arte e política. 7. ed., trad. Sérgio Paulo Rouanet, São Paulo, Brasiliense, 1994, p. 91-107.

BLOCH, Marc. Apologia da História ou o oficio do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Traduzido por Vera Maria Xavier dos Santos. Bauru (SP): EDUSC, 2004.

CARDOSO, Ciro Flamarion e MAUAD, Ana Maria. História e imagem: os exemplos da fotografia e do cinema. In: CARDOSO, Ciro Flamarion e VAINFAS, Ronaldo (org.)Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997, p. 401-417.

DEBONA, Jackson James. Relações de gênero e livro didático de história: uma abordagem possível? In: Anais do II Encontro de História da Educação do Centro-Oeste. Dourados (MS), 2013, p. [1-]-[12-].

ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE. 1, 2011, Cuiabá (MT). Anais. Disponível em: http://eheco.com.br/index.php/ehecos-anteriores/.

ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE. 2, 2013, Dourados (MS). Anais. Disponível em: http://eheco.com.br/index.php/ehecos-anteriores/.

ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE. 3, 2015, Catalão (GO). Anais. Disponível em: http://eheco.com.br/index.php/ehecos-anteriores/.

ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE. 4, 2017, Campo Grande (MS). Anais. Disponível em: http://eheco.com.br/index.php/ehecos-anteriores/.

ERBS, Rita Tatiana Cardoso. Os outros na narrativa: uma proposta de análise para os materiais coletados nas pesquisas com histórias de vida e narrativas (auto)biográficas. In: Anais do IV Encontro de História da Educação do Centro-Oeste. Campo Grande (MS), 2017, p. [1-]-[12-].

FERRO, Maria Eduarda. A presença da fotografia como fonte e objeto de pesquisa nos Congressos Brasileiros de História da Educação (2000-2006): apontamentos iniciais. Artigo apresentado à disciplina. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2017.

FRANÇA, Patrícia de Souza Torres; ISSA, Sílvia Aparecida Caixeta; SILVA, Rubislei Sabino da. Eu me preparei desde pequena para ser professora: em cena a professora e escritora Sandra Maria Bianchini Caixeta. In: Anais do III Encontro de História da Educação do Centro-Oeste. Catalão (GO), 2015, p. [1-]-[17-].

GRATIVOL, Samara; FERREIRA, Eliana Maria. Práticas pedagógicas para a pequena infância em Dourados/Ms: a escola serviço de educação integral (1980-1995). In: Anais do IV Encontro de História da Educação do Centro-Oeste. Campo Grande (MS), 2017, p. [1-]-[15-].

KOSSOY, Boris. Fotografia & História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1992.

LEITE, Mirian Moreira. Retratos da família: imagem paradigmática no passado e no presente. In: SAMAIN, E. (Org.). O Fotografo. São Paulo, SP: Hucitec, 1998.

LUIZ, Marilda Cabreira Leão; SANTOS, Reinaldo dos. As imagens fotográficas como fonte de pesquisa na história da educação. In: Anais do I Encontro de História da Educação do Centro-Oeste. Cuiabá (MT), 2011, p. [1-]-[07-].

MARQUES, Jackson James. Relações de gênero e livro didático de história: uma abordagem possível? Anais do II Encontro de História da Educação do Centro-Oeste. Dourados (MS), 2013, p. [1-]-[12-].

MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e história interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, dez. 1996, p. 73-98.

MAUAD, Ana Maria. Sob o signo da imagem: a produção da fotografia e o controle dos códigos de representação social pela classe dominante no Rio de janeiro, na primeira metade do século XX. Niterói-RJ, Programa de Pós-Graduação em História Social- UFF. Tese de Doutorado, 2v. 1990.

PESSANHA, Eurize Caldas. Escrita da História da Educação no Centro-Oeste: situação atual e perspectivas. Poíesis Pedagógica, [S.l.], v. 14, n. 1, p. 12-31, jan. 2017. ISSN 2178-4442. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/45049. Acesso em: 21 abr. 2018. doi: https://doi.org/10.5216/rpp.v14i1.45049.

SÁ, Elizabeth Figueiredo de; FURTADO, Alessandra Cristina; FILHO, Wolney Honório. Memória dos Encontros de História da Educação no Centro Oeste: o que fizemos e o que podemos fazer. Poíesis Pedagógica, [S.l.], v. 14, n. 1, p. 12-31, jan. 2017. ISSN 2178-4442.

Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/45049. Acesso em: 21 abr. 2018. doi:https://doi.org/10.5216/rpp.v14i1.45049.

SANTINI, Poliana Gianello. O arquivo escolar enquanto fonte para a História da Educação: o caso do arquivo da E. E. Dom Bosco e a história da formação de professores em Dourados/MS. In: Anais do I Encontro de História da Educação do Centro-Oeste. Cuiabá (MT), 2011, p. [1-]-[08-].

SANTOS, Alessandra de Oliveira; LEITE, Joao Victor Nunes; VIANA, Veronica Pereira. Pesquisas em História da Educação: problematização e alargamento do uso das fontes. In: Anais do III Encontro de História da Educação do Centro-Oeste. Catalão (GO), 2015, p. [1-]-[13-].

SCUDDER, Priscila de Oliveira Xavier; MONTEIRO, Silas Borges. Pomeri: uma escola por trás dos muros. In: Anais do I Encontro de História da Educação do Centro-Oeste. Cuiabá (MT), 2011, p. [1-]-[06-].

SILVA, Maria Aparecida Alves; LEÃO, Jeanne Mesquita de Paula; CAMARGO, Kênia Guimarães Furquim. Instituições escolares: os fundamentos teóricos e a interpretação das fontes. In: Anais do II Encontro de História da Educação do Centro-Oeste. Dourados (MS),

, p. [1-]-[09-].

SOUZA, Fernando dos Anjos. A participação dos militares na escolarização da fronteira Brasil – Paraguai (1945-1983). In: Anais do I Encontro de História da Educação do CentroOeste. Cuiabá (MT), 2011, p. [1-]-[08-].

SOUZA, Rosa Fátima. Fotografias escolares: a leitura de imagens na história da escola primária. In: Educar, Curitiba, n.18, p.75-101. 2001. Editora da UFPR.

VASCONCELOS, Maria Paula. O Museu da Educação do Distrito Federal e o florescimento de uma cultura de memória educacional. In: Anais do II Encontro de História da Educação do Centro-Oeste. Dourados (MS), 2013, p. [1-]-[16-].

XAVIER, Libania. A História da Educação na região Centro-Oeste: temas, abordagens teóricas e fontes. Poíesis Pedagógica, [S.l.], v. 14, n. 1, p. 12-31, jan. 2017. ISSN 2178-4442. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/45049. Acesso em: 21 abr. 2018. doi: https://doi.org/10.5216/rpp.v14i1.45049.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

FERRO, M. E. Fotografias e pesquisas histórico-educacionais no Centro-Oeste do Brasil: análise das produções socializadas nos Encontros de História da Educação do Centro-Oeste (EHECO): 2011-2017. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 24, p. 97–101, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i24.10259. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/10259. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Impressos, Infância e Instituições Escolares na História da Educação da Região Centro-Oeste do Brasil"