Direito à educação e direitos humanos: da Educação Básica à Universidade

Autores

  • Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho” (UNESP)
  • Fernando Marhuenda Universitat de València

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i23.9438

Palavras-chave:

Direito à educação. Educação em Direitos Humanos. Emancipação humana.

Resumo

Nessa perspectiva, por trabalhar há mais de vinte anos com pesquisas sobre o tema e atuar para a consolidação da educação em direitos humanos, trazemos neste texto algumas questões importantes quando pensamos no ideal da educação para a emancipação humana. Para desenvolver tal projeto, há a necessidade de transformar mentalidades, comportamentos, práticas cotidianas de diferentes atores, individuais e coletivos considerados naturais, bem como transformar a cultura historicamente reafirmada (que muitas vezes vai contra os orçamentos democráticos e de direitos humanos) em organizações sociais e educacionais.

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

BRABO, T. S. A. M.; MARHUENDA, F. Direito à educação e direitos humanos: da Educação Básica à Universidade. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 23, p. 82–95, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i23.9438. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/9438. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIREITO À EDUCAÇÃO: DA PREVISÃO À CONCRETIZAÇÃO

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