O processo de construção do OIIIIPe: questões teóricas e metodológicas

Autores

  • Mônica Pereira dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Mayara Carvalho de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Raquel Batalha de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9039

Palavras-chave:

Inclusão. Interculturalidade. Inovação pedagógica.

Resumo

O Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe) busca desenvolver pesquisa, ensino e extensão em rede colaborativa, em níveis de graduação e pós-graduação, com o propósito de formar profissionais da educação que produzam saberes e práticas educativas críticas, transformadoras e orientadas pelos princípios de inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica. Os conceitos abordados referem-se a um aporte teórico e prático, a partir do qual diversas relações precisam ser recontextualizadas, objetivando superar/minimizar a exclusão e promover a participação de todo indivíduo ou grupo que se encontre em situação de exclusão (SANTOS, 2013). Haja vista que se trata de uma pesquisa colaborativa em rede, diversas metodologias são utilizadas, tais como etnografia digital, pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa colaborativa. Portanto, o trabalho constitui-se em um desafio, uma vez que, ao mesmo tempo em que amplia as possibilidades comunicacionais, apresenta barreiras que dificultam o acesso e a participação de algumas equipes. Diante do exposto, apresentaremos questões teóricas e metodológicas que permeiam as pesquisas do OIIIIPe, bem como os resultados oriundos dos primeiros instrumentos de coleta de dados elaborados e aplicados pelos pesquisadores.

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Publicado

2018-11-20

Como Citar

SANTOS, M. P. dos; OLIVEIRA, M. C. de; OLIVEIRA, R. B. de. O processo de construção do OIIIIPe: questões teóricas e metodológicas. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 22, p. 06–17, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i22.9039. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/9039. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR