OS PECADOS CAPITAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA E SUAS DEMARCAÇÕES CONSTITUTIVAS

Autores

  • Larissa Michele Lara Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

Este texto, de caráter ensaístico, discorre acerca da educação física a partir da metáfora dos pecados capitais e toma como percurso orientador da tessitura argumentativa a incursão por elementos histórico-filosóficos. Os pecados capitais, amplamente disseminados na sociedade medieval, são aqui pensados por analogia no contexto da educação física. Tais pecados ganham seus contornos ao longo do processo histórico e culminam, na atualidade, e particularmente aqui, na interlocução com a educação física, em formas de comportamento que, embora indesejáveis na área a partir do bom uso da razão e da liberdade, não podem ser ignorados como ações próprias da condição humana. Daí decorre que as categorias temáticas eleitas nos levam a incursionar por temporalidades e por demarcações históricas sinalizadoras de um determinado campo, problematizando-o no sentido da ampliação do debate acadêmico.

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Publicado

2016-01-01

Como Citar

LARA, L. M. OS PECADOS CAPITAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA E SUAS DEMARCAÇÕES CONSTITUTIVAS. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 18, p. 94–110, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/5942. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA: HISTÓRIA, INSTITUIÇÕES E QUESTÕES ACADÊMICAS