Who has not dreamed of being a soccer player?: investigating foregrounds

Autores

  • Denival Biotto Filho

Palavras-chave:

Foregrounds. Prospects. Critical mathematics education.

Resumo

Neste artigo, discuto a importância de utilizar o conceito de foreground para entender os motivos e atitudes de uma pessoa frente à aprendizagem matemática. Foreground é um conceito desenvolvido por Ole Skovsmose (1994) e refere-se a visão que uma pessoa pode ter sobre seu futuro. Para conduzir uma investigação sobre foregrounds, desenvolvi um trabalho que envolveu configurar um ambiente de aprendizagem em uma instituição social para crianças e adolescentes em regime de semi-internato. Apresento e discuto aqui o caso de um dos participantes do trabalho desenvolvido que deseja se tornar um jogador de futebol profissional.

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Referências

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motives and conditions for learning. In: SKOVSMOSE O. Critique as uncertainty. Charlotte, North Carolina, USA: Information Age Publishing, 2014. p. 87-94]

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Publicado

2016-08-16

Como Citar

FILHO, D. B. Who has not dreamed of being a soccer player?: investigating foregrounds. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 5, n. 15, p. 101–111, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/5535. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua