Formação de professores no cenário educacional brasileiro: desafios à formação continuada de alfabetizadores

Autores

  • Elis Regina dos Santos Viegas Rede Municipal de Ensino de Itaporã
  • Elisângela Alves da Silva Scaff UFGD Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Política Educacional. Formação de Professores. Formação Continuada de Alfabetizadores.

Resumo

Este artigo tem por objetivo situar a formação de professores no âmbito das políticas educacionais brasileiras, com o intuito de delinear o contexto no qual a formação de professores adquire centralidade, procurando compreender as orientações que a definem, bem como sua materialização no município de Dourados, MS. Para tanto, foram realizados estudos bibliográficos e documentais; como também pesquisa de campo junto a Secretaria Municipal de Educação de Dourados com recorte temporal de 2006 a 2012.A primeira parte do texto busca contextualizar as políticas de formação docente no Brasil;e em um segundo momento, apresenta-se a materialização dessas formações no âmbito municipal.Os dados levantados permitem constatar que a política de formação continuada, na área de alfabetização, consolidada no município de Dourados tem como característica a convergência das políticas educacionais emanadas do governo central, que assumem um caráter regulatório baseado em metas definidas nacionalmente e que contribuem para um cenário público municipal de passividade em relação às ações implementadas.

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Publicado

2015-09-04

Como Citar

VIEGAS, E. R. dos S.; SCAFF, E. A. da S. Formação de professores no cenário educacional brasileiro: desafios à formação continuada de alfabetizadores. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 4, n. 11, p. 95–109, 2015. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/4363. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua