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Enicéia Gonçalves Mendes
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Universidade Federal de São Carlos
Brasil
Doutorado em Psicologia pelo IP-USP em 1995, mestrado em Educação Especial na UFSCar e graduação em Psicologia na FCLRP-USP. Professora associada da Universidade Federal de São Carlos, docente do Depto de Psicologia, coordenadora do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP)e líder do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP). Coordenadora do Programa de Extensão sobre Formação Continuada em Educação Especial PROEX/UFSCAR) . Estágios no exterior (Estados Unidos e Peru), e pós-doutorado na Université Paris V- Sorbonne na França (2007-2008). Atua na área de Educação com ênfase em Educação Especial. Desenvolve e orienta pesquisas sobre inclusão escolar e política educacional. Atual Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores da Educação Especial (ABPEE).
Leonardo Santos Amâncio Cabral
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UFSCar
Brasil
Atualmente é professor na área de Educação Especial vinculado ao DPsi/UFSCar e ao Programa de Pós-Graduação em Educação Especial; Pós-Doutor em Educação Especial (Bolsista Capes/UFSCar); Doutor em Culture, disabilità, inclusione: educazione e formazione (2013), pela Università degli Studi di Roma Foro Italico, com título homologado pelo programa Doctor Europaeus e pela Universidade Federal de São Carlos (co-tutela); Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2010); Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (2007), com período de mobilidade estudantil internacional no Istituto Universitario di Scienze Motorie - IUSM, em Roma. É pesquisador do Observatório Nacional de Educação Especial (Capes/CNPq) e dos grupos de pesquisa: FOREESP (UFSCar) e do Laboratorio di Pedagogia Speciale (Uniroma4). Experiência profissional como assistente didático e counselor junto ao Centro de Orientação aos alunos universitários com deficiência da Università degli Studi di Roma Foro Italico (2010-2013) e colaborador junto à Conferenza Nazionale dei Delegati dei Rettori per la Disabilità - CNUDD Italia (2012-2013). Já bolsista FAPESP (2009), IC-PIBIC (2006), IC-PIBEG (2005). Atua, principalmente, no âmbito dos fundamentos, políticas e práticas educacionais sob a perspectiva da inclusão do público alvo da Educação Especial (pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades); Adequações curriculares, metodológicas e organizacionais do sistema escolar; Ensino e Consultoria Colaborativa; Formação de Professores; Inclusão no Ensino Superior; Orientação profissional de pessoas com deficiência; Diferença e diversidade; e acessibilidade na comunicação e informação.
Sabrina Mazo D’Affonseca
http://lattes.cnpq.br/0381029115416584
UFSCar
Brasil
Pós-Doutora em Educação Especial (Bolsista Capes/UFSCar); Doutora em Psicologia pela UFSCar, Mestre em Educação Especial pela UFSCar e graduação em Psicologia pela UFSCar. É pesquisadora do Observatório Nacional de Educação Especial (Capes/CNPq) e dos grupos de pesquisa: FOREESP (UFSCar) e do Laprev (UFSCar). Experiência profissional como docente na UFSCar e UNICEP. Atua, principalmente, no âmbito de Ensino e Consultoria Colaborativa; Formação de Professores; Prevenção de violência; violência doméstica, intervenção psicoterapêutica com mulheres, adolescentes e crianças.
David dos Santos Calheiros
UFSCar
Brasil
Formaod em Educação Física e TErapia Ocupaciona, mestre em Educação Especial e Doutorando em Educação Especial da UFScar
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