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Flávia Faissal de Souza
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Brasil
Licenciada plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), Especialização em Educação Física junto a Pessoas Portadoras de Deficiência pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (respectivamente: 2001 e 2013). Tem experiência de ensino, presencial e a distância, e de pesquisa na área de Educação e Educação Física, com ênfase no processo de ensino e aprendizagem e desenvolvimento das pessoas com deficiência, com foco nos seguintes temas: políticas e práticas de educação inclusiva, perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano e dos estudos sobre o corpo. Atuou como consultora e assessora junto a órgãos públicos e ao terceiro setor desde 2001, no que concerne a Educação Inclusiva e a garantia dos Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência. Atualmente realiza estágio pós-doutoral (PNPD/Capes) junto ao Programa de Pós-graduação em Educação, Demandas Populares e Contextos Contemporâneos (PPGEduc)/IM/UFRRJ. É Pesquisadora Associada do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL/Psicologia Educacional/FE/Unicamp) e do Observatório de Educação Especial e Inclusão Escolar (IM/UFRRJ). No âmbito internacional é representante institucional do RIOinclui- OSCRJ: no Fórum da Sociedade Civil da Conferência dos Estados Partes das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CRPD/UN); e, no Fórum da Parceria Global para o Desenvolvimento da Criança com Deficiência (GPcwd/Unicef): Grupo de Trabalho de Educação Inclusiva e no de DNT (Doenças não-transmissível), Atividade Física e Esporte.
Márcia Denise Plestch
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Brasil
Doutora em Educação, com mestrado em Educação e especialização em Altas Habilidades pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Educação Especial, com Habilitação em Deficiência Mental, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É professora adjunta do Instituto Multidisciplinar e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordena o grupo de pesquisa Observatório de Educação Especial e inclusão escolar: práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem (UFRRJ) e, por meio de convênio interinstitucional entre a UFRRJ e a UERJ, também é líder do grupo de pesquisa Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais. Atualmente é editora adjunta da Revista Brasileira de Educação Especial e coordena o Observatório da Educação (CAPES) com projeto de pesquisa em rede na área de deficiência intelectual. Também coordena pesquisas financiadas pela FAPERJ na área de deficiência múltipla.
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