Uma análise das políticas de gestão escolar no Paraná e no Brasil entre os anos de 1980 e 2006

Autores

  • Isaura Monica Souza Zanardini
  • Marcia Sabina Rosa Blum
  • Edimor Antonio Michellon

Palavras-chave:

Gestão democrática. Participação. Descentralização.

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões acerca das políticas de gestão escolar implementadas no Estado do Paraná e no Brasil entre os anos de 1980 e 2006, tratando de modo particular de algumas categorias que revelam-se fundamentais para as proposições do período em tela, quais sejam: gestão democrática, gestão compartilhada, participação, descentralização, autonomia, APM e Conselho Escolar. A partir da análise de documentos produzidos nas esferas nacional e estadual no período analisado, aponta alguns elementos que indicam sua articulação com o quadro político, social e econômico delineado no país neste período, incluindo a contribuição da década de 1980, considerada como um período de democratização da sociedade brasileira. Apresenta ainda algumas reflexões que permitem identificar a contribuição do quadro delineado para a gestão escolar na década de 1980 para as proposições neoliberais que são efetivamente implementadas a partir dos anos 1990. A pesquisa foi realizada a partir do levantamento bibliográfico e análise de fontes primárias e secundárias que tratam da temática proposta, e teve em vista a compreensão da gestão escolar numa perspectiva histórica.

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Publicado

2013-11-12

Como Citar

ZANARDINI, I. M. S.; BLUM, M. S. R.; MICHELLON, E. A. Uma análise das políticas de gestão escolar no Paraná e no Brasil entre os anos de 1980 e 2006. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 3, n. 7, p. 117–139, 2013. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/2778. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua