Desafios na educação científica: Spore e a Teoria da evolução

Autores

  • Mirian Checa Romero
  • David Herrero
  • Ana Belén García-Varela
  • Héctor del Castillo
  • Natalia Monjelat
  • Patricia Gómez

Palavras-chave:

Videogame. Spore. Pensamento crítico. Aprendizagem e ensino de Ciências.

Resumo

Neste artigo analisamos o papel de um videogame como recurso educativo para aprender e desenvolver o raciocínio científico em uma aula de ciências. O objetivo é criar ambientes que permitam conectar o contexto escolar com o cotidiano, e vice-versa, a partir de atividades que por sua vez, motivem os alunos. No plano metodológico temos trabalhado a partir de uma perspectiva etnográfica nas classes de um Instituto de Educação Secundária com um grupo de 22 estudantes do último ano (15-17 anos). Utilizamos o videogame Spore na disciplina de Biologia, para trabalhar conteúdos relacionados com a teoria da evolução. A partir da experiência desenvolvida, mostramos como o videogame Spore permite desenvolver habilidades de pensamento relacionadas com a análise, evolução e crítica dos conteúdos da disciplina de Biologia, possibilitando que o aluno desenvolva sua própria perspectiva, alcançando maturidade crítica, enquanto desenvolvem competências relacionadas com a capacidade de gerenciar informações ativamente, tirar conclusões e resolver problemas de forma criativa. Em todo este processo é chave o papel da professora, já que gera contextos de aprendizagem orientando os estudantes em seu processo de reflexão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOHANNON, John. Flunking spore. Science, 322 (5901), 531b. Disponível em: DOI:10.1126/science.322.5901.531b 2008. Acesso: 26 jan. 2012.

BEAN, Tomas E.; SINATRA, Gale M.; SCHRADER, P. G. Spore: Spawning evolutionary misconceptions? Journal of Science Education and Technology, 19 (5), 409-414, 2010.

CAVANAGH, Sean. Game enables users to guide evolution on screen. Education week, pp. 12. Retrieved from http://www.edweek.org/ew/articles/2008/09/12/04spore.h28.html

DEL CASTILLO, Héctor; HERRERO, David; GARCÍA-VARELA, Ana Belén; CHECA, Mirian; MONJELAT, Natalia. Desarrollo de competencias a través de los videojuegos deportivos: alfabetización digital e identidad. Revista de Educación a Distancia, 33, 1-22, 2012.

DEWEY John. How We Think. Nova Iorque: Dover, 1910.

DONDLINGER, Mary Jo. Educational video game design: A review of the literature. Journal of Applied Educational Technology, 4(1), pp. 21-31, 2007.

DUNBAR, K.; & FUGELSANG, J. Scientific thinking and reasoning. In: K. J. HOLYOAK & R. MORRISON (Eds.), Cambridge Handbook of Thinking & Reasoning. Cambridge: Cambridge Univ. Press. pp. 705-726, 2005.

FISCH, Karl; MCLEOD, Scott. Shift happens? (original version) [video, in YouTube; last viewed 29 Nov 2012] http://www.youtube.com/watch?v=ljbI-363A2Q, 2007.

GEE, James Paul; & GREEN, Judith L. Discourse analysis, learning and social practice: A methodological study. Review of Research in Education, 23, 119-171, 1998.

GEE, James Paul. What Video Games Have to Teach Us About Learning and Literacy. Nova Iorque: Palgrave Macmillan, 2003.

JONASSEN, David H. Modeling with Technology: Mindtools for Conceptual Change. Columbus, OH: Pearson, 2006.

LACASA, Pilar; DEL CASTILLO, Héctor; GARCÍA-VARELA, Ana Belén. Doing visual ethnography using Nud*ist Vivo: why and how to use "DataBites". In: 4th International Conference. Strategies in Qualitative Research: Methological issues and Practices using QSR NVivo and NUD*IST, 4, 2003, Institute Of Education - London, England. Anais… Londres: 2003.

LEIGHTON, Jacqueline P. Defining and describing reason. In: LEIGHTON, Jacqueline P.; STERNBER, Robert J. (Eds.). The Nature of Reasoning. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

MONJELAT, Natalia; CHECA, Mirian; GARCÍA-VARELA, Ana Belén; HERRERO, David; DEL CASTILLO, Héctor. Using The Sims 3 for Narrative Construction in Secondary Education: A multimedia experience in Language classes. In: Freitas, S,; Ott, M.; Popescu, M.M.; Stanescu; I. (Ed.). New Pedagogical Approaches in Game Enhanced Learning:

Curriculum Integration. IGI Global: USA, pp. 180-213., 2013.

O’NEILL, D. Kevin; POLMAN, Joseph L. Why educate “little scientists?” Examining the potential of practice- based scientific literacy. Journal of Research in Science Teaching. 41(3), pp. 234-266, 2004.

OWENS, Trevor. Teaching intelligent design or sparking interest in science? What players do with Will Wright’s Spore. Cultural Studies of Science Education. Disponível em: DOI:10.1007/s11422-012-9383-5 Acesso: 26 jan. 2012, 2012.

PILLAY, Hitendra. An investigation of Cognitive Processes Engaged in by Recreational Computer Game Players: Implications for Skills of the Future. Journal of Research on Technology in Education, 34(3), pp. 336-350, 2003.

PINK, Sarah. Doing visual ethnography. Londres: SAGE, 2006.

PRENSKY, Marc. Digital Game-Based Learning. Londres: McGraw-Hill, 2001.

REASON, Peter; BRADBURY-HUAN, Hilary. Handbook of Action Research. Londres: SAGE, 2001.

SCHRADER, Peter; DENIZ, Hasan; Keilty, Joshua. Breaking SPORE: Aligning Video Game Affordances to Science Pedagogy. In: RESTA, P. (Ed.). Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference 2012. (pp. 2618-2625). Chesapeake, VA: AACE, 2012.

SINATRA, Gale; BREM, Sarah; EVANS, E. Margareth. Changing minds? Implications of conceptual change for teaching and learning about biological evolution. Evol Educ Outreach, 1, pp. 189-195, fev., 2008.

STAKE, Robert. Multiple Case Study Analysis. Nova Iorque: Guildford, 2006.

WHITEHEAD, Alfred North. The Aims of Education and Other Essays. Nova Iorque: Macmillan, 1929.

YIN, Robert. Case Study Research: Design and Methods. Los Angeles: Londres: Nova Deli: Singapura: Washington: Sage Publications, 2011.

ZIMMER, Carl. Gaming evolves. The New York Times, New York, p. F1, 1 set. 2008. Disponível em: http://www.nytimes.com/2008/09/02/science/02spor.html Acesso: 26 jan. 2012.

Downloads

Publicado

2013-11-12

Como Citar

ROMERO, M. C.; HERRERO, D.; GARCÍA-VARELA, A. B.; DEL CASTILLO, H.; MONJELAT, N.; GÓMEZ, P. Desafios na educação científica: Spore e a Teoria da evolução. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 3, n. 7, p. 99–116, 2013. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/2777. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua