O programa escolas bilíngues de fronteira: cruzando territórios. Reconhecendo culturas?

Autores

  • Francione Oliveira Carvalho Estácio Uniradial

Palavras-chave:

Interculturalidade. Tríplice Fronteira. Educação. Foz do Iguaçu.

Resumo

Este artigo é resultado da tese de doutorado que investigou os projetos interculturais em Foz do Iguaçu, cidade de tríplice fronteira no oeste do Paraná. Aqui discutimos o PEBF- Programa Escolas Bilíngues de Fronteira, especificamente na fronteira estudada, já que ele acontece em outras regiões fronteiriças do Brasil, procurando compreender seu funcionamento, seus benefícios e limites. Investiga como o PEBF ocorre nas duas escolas que estão envolvidas: Escola Municipal Adele Zanotto Scalco, localizada na cidade de Foz do Iguaçu e Escuela 164, em Puerto Iguazú, na Argentina. As aulas do PEBF - Programa Escolas Bilíngues de Fronteira em Foz do Iguaçu foram iniciadas no segundo semestre de 2006 e encerradas no término de 2009, sendo retomadas em 2011. No artigo priorizamos a análise sobre os dois primeiros anos do programa na fronteira, e o trabalho desenvolvido pelas professoras brasileiras na escola argentina.

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Referências

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Publicado

2012-12-20

Como Citar

CARVALHO, F. O. O programa escolas bilíngues de fronteira: cruzando territórios. Reconhecendo culturas?. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 2, n. 5, p. p.132–148, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/2152. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua